Prefeitura de Osasco

A última instância da Justiça brasileira, o Supremo Tribunal Federal (STF), negou na tarde desta segunda-feira (19), o pedido de Habeas Corpus ao prefeito eleito de Osasco, Rogério Lins. A decisão foi do ministro Luiz Fux. A defesa de Lins agora aguarda avaliação do colegiado dos ministros, que deve ocorrer somente após o dia 6 de janeiro, devido às férias forenses.

Este novo revés deixa a situação do vereador complicada e o futuro do comando da cidade incerto. Dia 1º de janeiro, ocorre a posse dos eleitos em outubro. Caso não consiga uma autorização para estar na cerimônia, a vice-prefeita eleita, Ana Rossi, assumirá o comando da cidade. Lins terá dez dias para ser empossado. Caso contrário, Ana deixará o status de “prefeita em exercício” para assumir definitivamente a cadeira.

Lins teve pedido de prisão preventiva decretado no último dia 6 e é investigado na Operação Caça-fantasmas, juntamente com outros 13 vereadores. Além de Rogerio, Karen Gaspar também não se apresentou às autoridades. Andrea Capriotti segue hospitalizada e os outros 11 investigados estão detidos na Penitenciária do Tremembé.

Colaborou: Nilson Martins (QGNoticias)