Prefeitura de Osasco

Muitas pessoas falam da dor e do incomodo no nervo ciático, porém, muita gente também não sabe como cuidar, como tratar, como fazer para que essa dor diminua que os sintomas desapareçam. Por isso, agora vamos falar um pouco mais sobre Sintomas e tratamento do nervo ciático inflamado, como cuidar, como tratar, evitando assim maiores complicações físicas.

Considerado o maior nervo do corpo humano, o nervo ciático é composto por varias raízes nervosas. Esse nervo se inicia no final da coluna, passando pelo glúteo, posterior da coxa, no joelho se divide e vai ate os pés. Por ser muito longo, podem causar formigamentos, pontadas e ate mesmo, alguns pequenos choques.

Quando ocorre a compressão ou ate mesmo a inflamação deste nervo, surge junto a dor ciática que causa dores intensas no fundo das costas, glúteos, pernas, dificuldade de manter a coluna ereta dor no andar e diversos outros sintomas.

Sintomas de Nervo Ciático Inflamado

A dor ciática é bem comum, porém, é necessário ficar atento aos sintomas, avaliando assim se é realmente uma inflamação do nervo ciático, para isso, é importante responder as seguintes questões:

  • Existe dor, formigamento, dormência ou choques na região da coluna, glúteos, pernas ou ate mesmo a planta do pé?
  • Existe a sensação de queimação, fisgada ou perna cansada?
  • Fraqueza em uma ou em ambas as pernas?
  • Dor que piora ao ficar em pé ou muito tempo parado?

Se estes sintomas se fizerem presente é recomendado procurar um médico para verificar os sintomas e realizar os exames adequados, verificando assim alguma alteração que esteja pressionando o nervo.

Tratamentos para nervo ciático

O tratamento para o nervo ciático devem ser feitos em conjunto, unindo diversos pontos, para a realização do tratamento completo.

A utilização de remédio deve ser feita, podendo ser um relaxante muscular, ou ate mesmo algum remédio para dor, como paracetamol, ibuprofeno ou algo mais forte, como tramadol. Mas vale ressaltar que, consumir vitamina B ajuda bastante na melhora dos nervos do nosso corpo.

Massagem com cremes hidratantes também auxiliam no tratamento, já que vão  trabalhar aliviando a dor, melhorando a movimentação, já que vão auxiliar a reduzir a inflamação, relaxando os músculos das costas e diminuindo a compressão do nervo.

Ao contrario do que muitos acreditam, o repouso acaba piorando a dor, por isso mesmo exercícios são bem vindos. Alongamentos, fortalecimento muscular, pilates e diversos outros são excelentes opções para melhorar os problemas causadas pela inflamação no ciático.

A fisioterapia também entra como um ótimo reforço, já que são realizados exercícios e técnicas manuais que vão melhorar a sua postura, seu alongamento e também suas dores.

Realizar uma alimentação com alimentos anti inflamatórios também vai auxiliar no seu incomodo, consuma salmão, alho, cebola, linhaça, chia e gergelim. Estes alimentos tem propriedades que vão auxiliar o seu corpo a desinflamar.