Prefeitura de Osasco

Sinais e sintomas da obesidade – A obesidade é um assunto que vem ganhando cada vez mais destaque na mídia brasileira, já que, o número de obesos em todo o mundo só vem aumentando. Hoje, vamos falar especificamente sobre a obesidade grau 3, como ser detectada, como ser tratada, quais os riscos de chegar a tal nível e tudo mais o que você precisa saber sobre a obesidade.

Descobrir o grau da obesidade é fundamental para que o tratamento seja o mais adequado possível. E para calcular o mesmo basta utilizar aquele famosos calculo, o IMC, onde dividimos o peso pela altura duas vezes, ou seja, Peso / altura² = exemplo: 73/ 1,80 x 1,80 (3,24) = 22,5. Com o valor que irá aparecer na fórmula, podemos determinar o grau de obesidade de cada indivíduo.

A obesidade é dividida em 5 graus, sendo eles, peso correto, quando o valor do imc 18,5 e 24,9.  Sobrepeso, quando o valor do IMC varia de 25 a 29,9. Já a obesidade grau 1 é quando está entre 30 e 34,9. A obesidade grau 2 é quando o valor varia de 35 a 39,9. e obesidade grau 3 quando o valor é superior ou maior que 40, considerada assim, obesidade mórbida.

Sinais e sintomas da obesidade

A obesidade é considerada uma doença multifatorial, onde, muitas causas se somam, levando assim ao ganho de peso, desajuste do metabolismo, descontrole da fome e da saciedade, e esses problemas podem ser causados por diversos motivos, podendo estar relacionado a questões biológicas, históricas, ecológicas, econômicas, sociais, culturais e políticas.

O excesso de peso e também o excesso de gordura pode trazer diversos prejuízos para a saúde, entre eles, podemos falar alguns dos sintomas desconfortáveis por causa da obesidade, sendo eles:

Falta de ar: a falta de ar e a dificuldade de respirar pode ocorrer devido a pressão abdominal causada nos pulmões;

Dores do corpo: as dores podem aparecer principalmente nos joelhos, costas, ombros e pernas, ja que o excesso de peso faz com que essas regiões do corpo sejam forçadas ainda mais.Sinais e sintomas da obesidade

Dificuldade para fazer esforço: o excesso de peso faz com que o condicionamento físico seja péssimo, restringindo assim os movimentos.

Dermatites e infecções fúngicas podem acontecer devido ao acúmulo de suor e sujeiras que podem aparecer nas dobras do corpo.

Manchas escuras na pele: isso pode ocorrer principalmente no pescoço, axilas e virilha, pois é uma reação causada pela resistência insulínica.

Impotência e infertilidade: isto também pode ocorrer devido a alterações hormonais e também por causa da dificuldade do fluxo sanguíneo nos vasos.

Roncos noturnos e apnéia do sono: com o acúmulo de gordura no pescoço e nas vias respiratórios, o corpo se força a trabalhar mais, causando assim esses problemas.

Maior tendência a varizes e úlceras venosas: como o corpo precisa trabalhar mais devido as alterações nos vasos sanguíneos e na circulação, os obesos tendem a sofrer mais com esses problemas.

Ansiedade e depressão: como o obeso sofre com a insatisfação do corpo, de sua imagem e tem compulsão alimentar, pode ter problemas sérios com a ansiedade e a depressão.

O que causa a obesidade

A obesidade pode ocorrer em qualquer pessoa, de qualquer idade, tudo acontece devido ao consumo excessivo de alimentos calóricos, como massas, pães, doces, fast food e diversos outros alimentos ricos em calorias e gorduras. O excesso de alimentos ricos em calorias vinculado com o sedentarismo pode trazer graves problemas de saúde,