Prefeitura de Osasco

O primeiro turno da eleição para prefeito de Osasco nos reservou muitas surpresas e fortes emoções. Ao contrário do que apontavam as pesquisas, Celso Giglio não obteve a votação que se esperava. Muitos de seus eleitores, receosos pela impugnação do seu registro de candidatura, migraram seus votos para Rogério Lins e Cláudio Piteri. Ambos obtiveram um excelente resultado, principalmente o candidato do PTN, que ficou na dianteira durante toda a apuração, finalizando a contagem dos votos com cerca de 2 mil votos a mais que Jorge Lapas.

O candidato do PDT, por sua vez, obteve exatamente o percentual que as pesquisas apontavam. Por ser uma diferença pequena de votos, ambos os candidatos avançam para o segundo turno em condições iguais.fa857a3b-39ce-4430-85cf-eba3885fb21d

Mas vamos analisar alguns números. Lapas ganhou muito bem em toda Zona Norte, reflexo de um trabalho consistente na região mais carente da cidade. Já Lins dominou a zona Sul. O destaque é a Zona 332, que vai da Vila Yara até o Jardim Conceição. Nessa zona, Lins obteve sua maior diferença em relação a Lapas, quase 7 mil votos. Reflexo de um trabalho maciço feito nesta região, curral eleitoral de Rogério, os candidatos vindos destes bairros e que fazem parte da sua coligação também conseguiram boas votações nestes colégios eleitorais.

Os primeiros dias após o pleito foram marcados pelas portas fechadas. Enquanto Lapas se reunia com seus coordenadores de campanha, presidentes de partido e vereadores eleitos pela coligação, Lins esteve reunido com seus vereadores eleitos e participou de sessão na Câmara, onde também procurou por novas parcerias entre os vereadores que não obtiveram sucesso nessa eleição.

Agora, cabe a cada candidato e equipe assimilarem os recados dados nas urnas, conter a afobação e colocar o bloco na rua novamente. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.