Segundo Turno: Uma nova eleição

O primeiro turno da eleição para prefeito de Osasco nos reservou muitas surpresas e fortes emoções. Ao contrário do que apontavam as pesquisas, Celso Giglio não obteve a votação que se esperava. Muitos de seus eleitores, receosos pela impugnação do seu registro de candidatura, migraram seus votos para Rogério Lins e Cláudio Piteri. Ambos obtiveram um excelente resultado, principalmente o candidato do PTN, que ficou na dianteira durante toda a apuração, finalizando a contagem dos votos com cerca de 2 mil votos a mais que Jorge Lapas.

O candidato do PDT, por sua vez, obteve exatamente o percentual que as pesquisas apontavam. Por ser uma diferença pequena de votos, ambos os candidatos avançam para o segundo turno em condições iguais.

Mas vamos analisar alguns números. Lapas ganhou muito bem em toda Zona Norte, reflexo de um trabalho consistente na região mais carente da cidade. Já Lins dominou a zona Sul. O destaque é a Zona 332, que vai da Vila Yara até o Jardim Conceição. Nessa zona, Lins obteve sua maior diferença em relação a Lapas, quase 7 mil votos. Reflexo de um trabalho maciço feito nesta região, curral eleitoral de Rogério, os candidatos vindos destes bairros e que fazem parte da sua coligação também conseguiram boas votações nestes colégios eleitorais.

Os primeiros dias após o pleito foram marcados pelas portas fechadas. Enquanto Lapas se reunia com seus coordenadores de campanha, presidentes de partido e vereadores eleitos pela coligação, Lins esteve reunido com seus vereadores eleitos e participou de sessão na Câmara, onde também procurou por novas parcerias entre os vereadores que não obtiveram sucesso nessa eleição.

Agora, cabe a cada candidato e equipe assimilarem os recados dados nas urnas, conter a afobação e colocar o bloco na rua novamente. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.