Prefeitura de Osasco

Regras para conviver com uma pessoa contaminada pelo coronavírus – O número de casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus vem aumentando cada dia mais no país, e é fundamental saber como agir caso você mora com alguém que contraiu o novo coronavírus, já que existem algumas mudanças e cuidados nos hábitos de higiene.

O distanciamento social Já se tornou uma prática comum aqui no país, devido ao coronavírus, muitas pessoas seguem na quarentena, evitando assim o contato com outras pessoas.

Porém uma dúvida muito comum é, o que devo fazer se uma pessoa que mora comigo estiver contaminada pelo coronavírus? e vamos ajudar a responder essa pergunta dando algumas dicas de como conviver com uma pessoa que está contaminada.

Isolamento por 14 dias – Regras para conviver com uma pessoa contaminada pelo coronavírus

No momento da confirmação da contaminação os médicos recomendam e o mesmo se isole por um período de no mínimo 14 dias, Lembrando que um, só em casos mais graves é que realmente ocorre a internação hospitalar.  nos casos em que o paciente se encontra com sintomas leves os médicos recomendam que o mesmo vá para casa realizar o isolamento neste local.

Porém sabemos muito bem e o isolamento social pode ser bastante complicado para quando mora mais de uma pessoa na mesma residência.

Para ajudar aqui vão algumas dicas de como conviver com uma pessoa infectada evitando ao máximo que esse vírus seja espalhado para outras pessoas. Regras para conviver com uma pessoa contaminada pelo coronavírus

Confirmação positiva para coronavírus

Se der positivo no exame para coronavírus o primeiro passo é que a pessoa se isola dos demais, os médicos pedem o isolamento total por pelo menos 14 dias.

Este isolamento deve ser feito em um cômodo separado dos demais moradores e, onde exista uma boa ventilação do local.  é importante também que a pessoa infectada não circule pelos demais cômodos da casa, evitando assim uma maior contaminação.

 quando o morador infectado tiver a necessidade de ir até um outro cômodo da casa, é recomendado a utilização de máscaras para evitar que as gotículas respiratórias se espalham pelo ambiente, além disso é fundamental  e o cômodo seja limpo e esterilizado.

Antes do paciente sair do local de isolamento, ela deve higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70%.

Todo o local tocado pelo paciente contaminado, como pia, vaso sanitário, maçaneta deve ser limpo e desinfetado, assim como o quarto do infectado também deve ser limpo de uma a duas vezes ao dia.

Lembrando que quem for efetuar a limpeza dos ambientes deve estar com luvas e máscaras descartáveis.

Com relação aos utensílios domésticos se possível é recomendado que a pessoa infectada tem essas próprias talheres, copos e pratos, evitando assim que esses objetos sejam compartilhados com os demais moradores da casa. Lembrando que após a utilização dos mesmos eles devem ser higienizados com água e sabão.

Já as roupas que são utilizadas pela pessoa infectada com coronavírus devem ser colocadas e lavadas separadamente, de preferência em uma mistura de água, sabão e desinfetante líquido.