Paulo Macedo

Redes sociais: conteúdo e a importância dos relatórios

Se você pretende trabalhar com redes sociais ou é apenas um entusiasta, existem algumas coisinhas básicas que você deve saber. A primeira delas é que: não basta apenas ter o conteúdo e soltar nas redes. Toda mensagem deve ser planejada para que atinja seu público ou seu propósito.

Muitos pseudo-profissionais das redes acreditam que fazer uso de palavreado do momento ou a exploração de um hype (termo que está em alta) acabam sendo garantia de sucesso. Quem pensa assim erra feito, erra rude. Não é porque os Pokémons invadiram a internet que o seu produto/cliente poderá se beneficiar dele. Afinal, o perfil dele poderá não se relacionar bem com os simpáticos monstrinhos. O tiro pode sair pela culatra e o que teria tudo pra dar certo pode acabar tendo efeito contrário, virando um oportunismo barato. Mas se você é daqueles ligados nas tendências da internet, memes e hypes, e quer fazer uso disso, saiba que é indispensável conhecer seu cliente. Desta forma, é possível (mesmo que não faça tanto sentido) criar uma relação entre os temas.

A elaboração do conteúdo é peça importante para o sucesso na rede. Outro fator importante é a análise dos dados. Através dela é possível que você saiba qual o público, qual tipo de publicação gera maior engajamento e até mesmo o melhor horário para fazer uma publicação. Esta análise acaba sendo de suma importante para o negócio. Na prática, você irá aprender que: não é porque conteúdo em vídeo dá certo em uma página que dará em todas. Cada caso é um caso. Você DEVE analisar dados e deixar o achismo de lado.

Transformar a página em um SAC também não é aconselhável, pois pode tornar a comunicação maçante e cansativa, desperdiçando um espaço valioso. Claro que, por vezes, será necessário dar atendimento. Alguns casos exigem trabalho constante de SAC, mas antes de oferecer, é necessário saber se você conseguirá dar este atendimento. De nada vale querer dar atenção ao usuário se você não terá capacidade de resolver o problema.

Por fim, tentando ser breve, digo: uma pessoa que se diz profissional de redes sociais não pode fazer seu trabalho sem avaliar, discutir os relatórios gerados pela página e sem ter um profundo conhecimento sobre a empresa ou cliente. Do contrário, será apenas um sobrinho “postador” de Facebook, que insistirá em usar termos como “bjxs”, “amigxs” e “<3”, sem saber se essa é a linguagem do cliente. ?

Share
Publicado por
Paulo Macedo

Recent Posts

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca Na manhã de…

23 de abril de 2025

Setran realiza ações educativas em alusão ao Maio Amarelo

Em alusão ao Maio Amarelo, que este ano teve as atividades antecipadas e conta com…

23 de abril de 2025

PM prende indivíduo envolvido em sequestro relâmpago em Osasco

Na tarde desta terça-feira (22), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de envolvimento em…

23 de abril de 2025

CONCURSO ABERTO em Santana de Parnaíba!

  A Prefeitura de Santana de Parnaíba lançou um novo concurso público com 49 vagas…

22 de abril de 2025

ROMU RECUPERA MOTO FURTADA E PRENDE DOIS NO PORTAL D’OESTE

Na madrugada deste sábado (19), a ROMU da GCM de Osasco prendeu dois indivíduos por…

19 de abril de 2025

Prefeito reúne secretários para planejamento e avaliação dos 100 dias de governo

Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…

17 de abril de 2025