Prefeitura de Osasco

Quem deve fazer mamografia? – Um dos tipos de câncer mais comum Sem dúvida nenhuma é o câncer de mama, e com um diagnóstico precoce tem mais chances de cura,  e para uma melhor identificação da doença, a mamografia é um dos exames mais recomendados.

De um modo geral, a orientação passada pelos médicos é que o exame preventivo seja Realizado a partir dos 40 anos de idade,  sempre com intervalo de 1 a 2 anos para as mulheres sem nenhum tipo de histórico familiar de câncer de mama. Naqueles casos em que existe um histórico familiar sendo por parte de  avó, mãe tia ou irmã, a mamografia deve ser realizada a partir dos 35 anos, anualmente.

Mulheres com silicone podem fazer mamografia?

Uma dúvida é muito comum entre as mulheres se, as  mulheres que tem silicone nos seios podem realizar a mamografia, e sim, elas podem realizar a mamografia seguindo recomendações unidades indicadas para as mulheres.

De forma nenhuma o silicone impede ou dificulta a realização do exame, por isso mesmo é recomendado sim que mesmo as mulheres com próteses realizem o exame conforme indicação médica.

Mamografia doi?

Um exame muito comum porém que muitas mulheres têm medo é com relação a mamografia, maioria das mulheres têm medo de sentir dor ou algum incômodo durante o exame.

Por isso mesmo devemos dizer que a mamografia causa sim um certo desconforto, um pouco de dor, porém existem diversos fatores que vão influenciar diretamente no incômodo que você vai sentir.

Vale ressaltar que, quanto mais jovem a mulher for, automaticamente mais dor ela poderá sentir durante a realização do exame, e isso acontece por conta que o tecido glandular seja maior. Além disso, a dor pode ser maior também quando estiver mais próxima do ciclo menstrual, já que o corpo tende a reter mais líquidos.

Como diminuir a dor da mamografia?

Como já dissemos anteriormente, a mamografia pode sim causar certo desconforto para a mulher, porém existem algumas alternativas para diminuir essa dor, sendo elas:

É recomendado sempre fazer o exame após a menstruação, isso vai diminuir a sensação de desconforto.

É indicado também realizar uma ultrassonografia mamária antes da mamografia em si, isso vai avaliar se existe a presença de cistos mamários, caso exista, é recomendado o esvaziamento antes da mamografia, ou até mesmo consumir um anti-inflamatório ou um analgésico duas horas antes da realização do exame.

Para aqueles casos de possibilidade e disponibilidade, é recomendado realizar a mamografia digital, já que a mesma exige menor compressão das mamas.