Prefeitura de Osasco

As gestantes atendidas pelas Unidades de Saúde do município de Pirapora do Bom Jesus têm acesso a um novo medicamento para tratar infecções urinárias. A fosfomicina trometamol 3g passou a ser ofertada pela Prefeitura em setembro/2017, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A infecção urinária durante a gravidez é um problema frequente e pode trazer riscos à gestação. A doença aumenta a possibilidade de trabalho de parto prematuro e pode fazer com que a mulher evolua para infecções renal e generalizada. Ou seja, a doação do novo remédio contribuiu ainda mais para uma gravidez saudável e tranquila.

A fosfomicina é um antibiótico solúvel e de dose única. “A grande vantagem é a maneira como é utilizada. O tratamento passa a ter mais eficácia por ser em dose única, sem depender que a paciente tome o medicamento em determinados horários”, explica o secretário de Saúde, Leandro de Queiroz Lima.

O medicamento é indicado para casos de contaminação pela bactéria Escherichia coli (E. coli). No SUS, todos os tratamentos preconizados na Relação Nacional de Medicamentos (RENAME), apresentam tempo de tratamento prolongado e posologia que pode dificultar a adesão ao tratamento e falha terapêutica.

 “Estamos realizando uma série de ações no município para melhorar a assistência à gestante e ao bebê. O trabalho tem mostrado resultados efetivos e vamos continuar, pois o mais importante para nós e o bem estar da família piraporana ”, afirma o prefeito Dany Floresti.

A doença

Estudos globais indicam que as infecções urinárias representam as infecções bacterianas mais frequentes da gravidez. Complicam cerca de 20% das gestações e são responsáveis por 10% das internações durante a gravidez.

A fosfomicina é indicada para casos de bacteriúria assintomática (presença significativa de bactérias no trato urinário, sem apresentar sintomas) e cistite. Entre os sintomas da doença estão: vontade de urinar com frequência; ardor ao fazer xixi; e dores na bexiga, costas e baixo ventre; podendo provocar febre e até sangue na urina em casos mais graves.