Prefeitura de Osasco

Na noite desta sexta-feira (12) a prefeitura de Osasco resolveu desligar seus servidores, deixando o Portal da Prefeitura e o Portal da Transparência “fora do ar”, em virtude o cyber ataque que a internet mundial sofreu durante todo o dia de hoje.

Em nota, publicada em seu Facebook, a prefeitura lamenta o ocorrido e informa que o serviço será interrompido por tempo indeterminado. “A Prefeitura lamenta este incoveniente e espera que o problema se resolva mais breve possível, possibilitando a volta dos serviços de comunicação no ar.”, diz a nota oficial.

Um dia de ataques cibernéticos

Durante todo o dia de hoje diversos sites de empresas e órgãos governamentais sofreram ataques. Os hackers usaram um “ransomware”, tipo de software que bloqueia informações e exige dinheiro para destravá-las (“ransom” é “resgate” em inglês). O pagamento para destravar a máquina deveria ser feito por meio de Bitcoins, uma moeda virtual que tem alta complexidade para ser rastreada.

Sites como a da gigante espanhola Telefônica, foi um dos alvos deste ataque. No Brasil, há indícios de invasão nos servidores menores do Itamaraty e da Petrobras, mas ambos os casos não foram confirmados. Como regra geral funcionários de várias empresas foram instruídos a desligarem suas máquinas.

Ainda não há um cálculo dos prejuízos, não só financeiros, que este ataque provocou, também não há indícios de quem seriam os autores dos ataques.