Osasco

Osasquense conquista título de mestre internacional

A enxadrista osasquense Júlia Alboredo conquistou domingo, 9/1, a terceira e definitiva norma para se tornar mestre internacional. A cerimônia que deu a ela o título aconteceu no Torneio de Roquetas, na Espanha. Com isso, passa a ser a 12ª enxadrista brasileira a conseguir a distinção vitalícia.

Júlia treina na Escola de Xadrez França Garcia e compete pela Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer da Prefeitura de Osasco. Ela é contemplada com a Bolsa Atleta.

Para atingir tal feto, a enxadrista cumpriu todos os requisitos e fez 5 pontos em 9 possíveis. Ela jogou contra outras quatro oponentes de países diferentes e teve performance acima de 2.350 pontos de rating Fide.

De quebra, conquistou também a primeira norma para se tornar grande mestre internacional feminina. Com mais duas, pode ser a primeira a conquistar o título de grande mestre na história do xadrez feminino brasileiro.

O talento de Júlia vem de família e remonta a seus bisavôs. O pai, Ricardo Alboredo, quando morava no bairro do Piratininga ensinou os primeiros passos de xadrez à filha, que logo se encantou pelo jogo e passou a participar de competições escolares. Em seguida, passou a treinar com o professor Antônio Resende, mestre internacional, no período do ensino fundamental.

A partir do ensino médio e na idade adulta, teve outros bons professores, como os mestres internacionais de Osasco, Renato Quintiliano, e Jefferson Pelikian, este último o seu atual treinador.

Os títulos foram se acumulando e hoje, aos 24 anos, Julia se tornou a melhor enxadrista do Brasil. Para citar algumas de suas conquistas recentes, no ano passado disputou a Copa do Mundo, na Rússia, sagrou bicampeã brasileira universitária, campeã panamericana universitária e campeã brasileira adulta. Como se não bastasse, é peça chave na equipe olímpica do país.

“Acreditamos que estimular a participação das mulheres em diferentes atividades é uma das prioridades da sociedade atual. Nós nos sentimos honrados em poder divulgar esse projeto e gostaríamos de vê-lo crescer no âmbito municipal, para que em curto espaço de tempo possa se espraiar em Osasco e para a outras localidades de São Paulo e do Brasil”, disse Wagner Madeira, mestre Fide osasquense.

“A Julia é brilhante. Segue levando o nome de Osasco para o mundo. O título de Mestre Internacional é mais que merecido. É questão de tempo até conquistar o de Grande Mestre”, reforçou o secretário de Esporte, Rodolfo Rodrigues Cara.

Share
Publicado por
Thaís Velloso

Recent Posts

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca Na manhã de…

23 de abril de 2025

Setran realiza ações educativas em alusão ao Maio Amarelo

Em alusão ao Maio Amarelo, que este ano teve as atividades antecipadas e conta com…

23 de abril de 2025

PM prende indivíduo envolvido em sequestro relâmpago em Osasco

Na tarde desta terça-feira (22), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de envolvimento em…

23 de abril de 2025

CONCURSO ABERTO em Santana de Parnaíba!

  A Prefeitura de Santana de Parnaíba lançou um novo concurso público com 49 vagas…

22 de abril de 2025

ROMU RECUPERA MOTO FURTADA E PRENDE DOIS NO PORTAL D’OESTE

Na madrugada deste sábado (19), a ROMU da GCM de Osasco prendeu dois indivíduos por…

19 de abril de 2025

Prefeito reúne secretários para planejamento e avaliação dos 100 dias de governo

Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…

17 de abril de 2025