Prefeitura de Osasco

Na última sexta-feira (10), o Ministério da Educação e o da Saúde, anunciaram a instituição de ensino que irá receber curso de Medicina na cidade de Osasco. O Ministro Renato Janine Ribeiro, em entrevista coletiva, informou que a Associação Educacional Nove de Julho – Universidade Nove de Julho (Uninove) foi a selecionada para oferecer as 70 vagas disponíveis para a cidade de Osasco.

A ação faz parte das medidas estruturantes do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que visa expandir e interiorizar a formação médica, em todo o país. Durante a coletiva, o Ministro da Saúde, Arthur Chiro, também fez um balanço das ações do programa. “O Brasil hoje tem 374 mil médicos em atuação. A meta é 600 mil até 2026”, informou Chioro. “A abertura de novos cursos mostra uma transformação extrema importante”, disse o ministro, que também comentou que as principais considerações na escolha da instituição foram critérios técnicos.

Prefeito Jorge Lapas e Ministro Arthur Chioro
Prefeito Jorge Lapas e Ministro Arthur Chioro

O Prefeito de Osasco, Jorge Lapas, por meio de seu perfil no Facebook, comemorou a seleção da instituição. “Estávamos ansiosos por isso. A Faculdade de Medicina de Osasco vai consolidar nossa cidade como polo de formação superior. Já havíamos conquistado a Universidade Federal e agora temos esta outra grande conquista. Com ela, nossa população ganhará duas vezes; nossos alunos poderão estudar na cidade e a qualidade do serviço médico prestado também deve melhorar consideravelmente”, disse Lapas, através do Facebook.

Além disso, Jorge Lapas ainda anunciou que espera-se que o primeiro vestibular para preenchimento de vagas seja realizado ainda este ano. Osasco é a primeira cidade da região a contar com um curso superior de Medicina.