Notícias

Osasco no combate ao trabalho infantil

Desde 2002 o dia 12 de junho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Para combater essa violação de direitos contra crianças e adolescentes, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), faz um alerta no sentido de mobilizar, sensibilizar a sociedade e dar visibilidade sobre a necessidade de erradicação de um problema que fere os direitos humanos e compromete o futuro de crianças e adolescentes.

É considerado trabalho infantil atividades econômicas ou de sobrevivência que prejudicam o desenvolvimento físico, cognitivo e social de crianças e adolescentes, os coloca em risco e priva da infância ao impor responsabilidades inadequadas para a idade.

Como consequência, muitos sofrem acidentes, têm traumas físicos e psicológicos, não conseguem prosseguir os estudos de forma adequada, e na vida adulta têm dificuldades de se inserir no mercado formal de trabalho ou conseguir empregos bem remunerados. Inclusive, para que se configure trabalho infantil não é necessário que haja remuneração, o trabalho doméstico por exemplo é uma das piores formas de trabalho infantil, ainda muito invisibilizada.

O Brasil, desde meados da década de 1990, reúne esforços para prevenção e combate ao trabalho infantil e obteve avanços ao longo dessas décadas, mas é sabido que hoje enfrentamos um período crítico, onde há muito o que ser feito para que o trabalho infantil seja efetivamente erradicado. É importante a conscientização e a procura por ajuda quando tomamos conhecimento de alguma situação próxima.

“Por meio da Proteção Social Especial, procuramos efetivar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no município, como estratégia de articular as políticas e serviços públicos, para que possamos dar respostas qualificadas a esta situação que, mais do que nunca, precisa ser enfrentada”, reforça o secretário de Assistência Social, Cláudio Piteri.

O município de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência Social tem trabalhado para transformar esta realidade. Os cidadãos também podem participar, fazendo cada um a sua parte e denunciando situações como as especificadas. Disque 100 ou 156 (156 ou 3651-7080). Denuncie!

Serviço

Denúncias de casos de trabalho infantil

Disque 100 ou 156 (3651-7080)

Os canais funcionam 24h/dia, sete dias da semana

Gratuito

Share
Publicado por
Thaís Velloso

Recent Posts

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca Na manhã de…

23 de abril de 2025

Setran realiza ações educativas em alusão ao Maio Amarelo

Em alusão ao Maio Amarelo, que este ano teve as atividades antecipadas e conta com…

23 de abril de 2025

PM prende indivíduo envolvido em sequestro relâmpago em Osasco

Na tarde desta terça-feira (22), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de envolvimento em…

23 de abril de 2025

CONCURSO ABERTO em Santana de Parnaíba!

  A Prefeitura de Santana de Parnaíba lançou um novo concurso público com 49 vagas…

22 de abril de 2025

ROMU RECUPERA MOTO FURTADA E PRENDE DOIS NO PORTAL D’OESTE

Na madrugada deste sábado (19), a ROMU da GCM de Osasco prendeu dois indivíduos por…

19 de abril de 2025

Prefeito reúne secretários para planejamento e avaliação dos 100 dias de governo

Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…

17 de abril de 2025