Notícias

Osasco cria grupo de combate ao racismo

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Executiva da Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), em parceria com o 14º Batalhão da Polícia Militar, realizou na quinta-feira, 29/7, evento para a criação do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo. A atividade ocorreu na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva (antiga Sala Osasco), com palestra do professor Natanael dos Santos.

Alexandra Pontieri, gerente do Centro de Referência de Direitos Humanos e Combate ao Racismo da SEPPIR, representando a secretária Amanda França, falou sobre a importância da criação do grupo. “A criação desse grupo visa o estudo e a capacitação para a realização de ações efetivas para a população negra, com o objetivo de desconstruir o preconceito e para a construção de políticas públicas voltadas a esse movimento. Também tem por objetivo dar voz, oportunidade e identidade a população negra”, disse.

A tenente-coronel Eunice Rosa Godinho, comandante do 14º BPM, disse que a atuação da corporação é de proteção. “Devemos ter respeito e igualdade sobre os humanos e não diferenciar pela raça, porque somos todos iguais”, ressaltou, agradecendo a parceria com a secretaria e o trabalho do professor Natanael dos Santos, na futura parceria para a capacitação dos GCMs e dos PMs.

Palestra

O professor Natanael dos Santos em sua palestra, sob o título “A trajetória do Africano no território brasileiro”, abordou a contribuição da população negra na cultura, ciência, linguística e na construção da identidade do Brasil. Ele também abordou o período da escravidão, pós-abolição e como ela aconteceu, ressaltando tudo o que foi proporcionado ao negro nesse percurso. “Não é uma palestra ofensiva, na verdade é agregadora e informativa, porque preconceito é falta de informação”, ressaltou.

Para finalizar sua participação, o professor fez uma interação com o público, pedindo que alguns tocassem instrumentos africanos. Para a interação, ele deu uma breve explicação e “ensinou” os participantes que eles tocariam no ritmo do coração. “Um som que ouvimos quando estamos no ventre, não o esquecemos, ele só estava adormecido”.

Natanael é professor, historiador, pesquisador, autor, escritor e palestrante. Desenvolve trabalhos de pesquisa no campo da historiografia africana em teses de mestrado e doutorado desde 1987. Também é membro fundador e coordenador de pesquisas do núcleo de Estudo Afro brasileiro da Universidade de Campinas (Unicamp), além de ser pesquisador, autor e organizador da coleção Africanidade e acessibilidade para todos e produtor da plataforma EAD para formação online em Africanidade.

Estiveram presentes também, o secretário de Segurança e Controle Urbano (Secontru), José Virgolino de Oliveira, o comandante da Guarda Civil Municipal de Osasco, Raimundo Pereira Neto, o tenente-coronel e subcomandante da Academia da Polícia Militar do Barro Branco, Luiz Antônio Rosa, o vereador Josias da Juco, além de autoridades civis e representantes de órgãos públicos.

Share
Publicado por
Thaís Velloso

Recent Posts

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca Na manhã de…

23 de abril de 2025

Setran realiza ações educativas em alusão ao Maio Amarelo

Em alusão ao Maio Amarelo, que este ano teve as atividades antecipadas e conta com…

23 de abril de 2025

PM prende indivíduo envolvido em sequestro relâmpago em Osasco

Na tarde desta terça-feira (22), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de envolvimento em…

23 de abril de 2025

CONCURSO ABERTO em Santana de Parnaíba!

  A Prefeitura de Santana de Parnaíba lançou um novo concurso público com 49 vagas…

22 de abril de 2025

ROMU RECUPERA MOTO FURTADA E PRENDE DOIS NO PORTAL D’OESTE

Na madrugada deste sábado (19), a ROMU da GCM de Osasco prendeu dois indivíduos por…

19 de abril de 2025

Prefeito reúne secretários para planejamento e avaliação dos 100 dias de governo

Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…

17 de abril de 2025