Osasco

Osasco amplia “Botão SOS Escola” para a rede particular

Em uma ação inédita para garantir mais segurança para alunos de Osasco, a Prefeitura de Osasco incluiu escolas particulares e parceiras no programa de implantação do Botão SOS Escola. O treinamento dos diretores de mais de 160 unidades para o uso do novo botão, disponibilizado por aplicativo para Android ou iOS, aconteceu na manhã de quinta-feira, 04/05, no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (CEFOR).  

 Durante a ação, foram apresentadas todas as funcionalidades do aplicativo de segurança, disponibilizado às escolas, por meio de APP instalado nos aparelhos de celulares com sistema Android ou iOS. 

 Esse recurso é uma ferramenta importante nas ocorrências nas unidades escolares. Quando o aplicativo for acionado pelo profissional habilitado, um sinal vai tocar imediatamente na Central de Monitoramento Escolar, incorporada ao Centro de Operações Integradas (COI), informando o nome e a localização da escola. 

O processo é rápido e a viatura da GCM mais próxima será encaminhada ao local para iniciar as abordagens.  

O aplicativo SOS Escola para as unidades particulares é restrito ao diretor da escola, e, como acontece na rede municipal, deverá ser acionado somente em caso de emergência. Todos os diretores estão cadastrados com seus dados pessoais em sistema e somente eles poderão usar o aplicativo instalado em seus celulares. Portanto, o uso é pessoal e intransferível, podendo responder por crime no caso de uso indevido. 

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, destacou que o acionamento deve ser feito com responsabilidade. “Não podemos fazer testes, porque assim que o botão for acionado, as viaturas se dirigirão à escola. Todas as nossas unidades da Rede Municipal de Ensino já contam com o SOS Escola, agora estamos ampliando para a rede particular, para garantir a segurança nas nossas escolas”, comentou Piteri. 

Também estiveram presentes o deputado estadual, Gerson Pessoa, o vereador Josias da Juco, o secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Luciano Camandoni, e o comandante Maidana, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Share
Publicado por
Thaís Velloso

Recent Posts

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca Na manhã de…

23 de abril de 2025

Setran realiza ações educativas em alusão ao Maio Amarelo

Em alusão ao Maio Amarelo, que este ano teve as atividades antecipadas e conta com…

23 de abril de 2025

PM prende indivíduo envolvido em sequestro relâmpago em Osasco

Na tarde desta terça-feira (22), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de envolvimento em…

23 de abril de 2025

CONCURSO ABERTO em Santana de Parnaíba!

  A Prefeitura de Santana de Parnaíba lançou um novo concurso público com 49 vagas…

22 de abril de 2025

ROMU RECUPERA MOTO FURTADA E PRENDE DOIS NO PORTAL D’OESTE

Na madrugada deste sábado (19), a ROMU da GCM de Osasco prendeu dois indivíduos por…

19 de abril de 2025

Prefeito reúne secretários para planejamento e avaliação dos 100 dias de governo

Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…

17 de abril de 2025