Prefeitura de Osasco

(Brasil) Nós, estamos acostumados no dia a dia a ir no banco, na padaria, resolver um problema, ir no médico sozinhos, sem nenhum impedimento, porém, para os deficientes físicos, a historia não é bem essa. Os deficientes visuais podem sofrer e também causar graves acidentes com pequenas ações, por isso, os estudos com relação a cegueira, vem ganhando cada vez mais destaque.

O pernambucano Marcos Antônio Oliveira esta pensando exatamente nessas pessoas, em fazer com que os deficientes tenham mais mobilidade e principalmente muito mais segurança. Estudante de Ciência da Computação, Marcos faz parte do WearIT, um grupo de pesquisas que procura desenvolver um óculos que detecta eventuais obstáculos no caminha, enviando um aviso para a pessoa, e evitando acidentes.

Estudantes de Pernambuco desenvolvem óculos inteligentes (Divulgação)
Estudantes de Pernambuco desenvolvem óculos inteligentes (Divulgação)

Além disso, o óculos ainda promete interagir com um aplicativo no celular, mapeando objetos no trajeto, e funcionando como um GPS, oferecendo a opção de seguir caminhos mais curtos e com menores riscos de acidentes.

A ideia de oferecer mobilidade e mais segurança, atingiria cerca de 6,5 milhões de deficientes no Brasil. Segundo o Pernambucano, o dispositivo vai cuidar do corpo inteiro do usuário.

O melhor com relação a isso, é que os pesquisadores estão querendo fazer algo funcional, mas que também seja acessível ao bolso de todos. Já existem projetos similares no mercado, mas com preços bem altos, custando cerca de 4 mil reais. Fora que, a opção de um cão guia pode ser ainda mais caro, chegando a 25 mil reais.

Já o projeto que esta sendo desenvolvido pode custar cerca de 45 reais, já um modelo com mais opções que oferece recomendações de roas e pontos críticos pode chegar as 160 reais.

Agora nos resta torcer para que o projeto realmente vá para frente, e que ele chegue com preços acessíveis para que os deficientes visuais tenham acesso, melhorando assim, a vida de milhões de pessoas.