Prefeitura de Osasco

O que fazer para aumentar a imunidade – Fortalecer o sistema imune auxilia na prevenção de diversas doenças e ajuda também o corpo a reagir aquelas que já estão presentes, porém é fundamental saber como fortalecer e melhorar o sistema imune.

Para aumentar o sistema imune Sem dúvida nenhuma ter uma alimentação saudável vai fazer toda a diferença, evitando assim o consumo em excesso de gorduras, açúcar e também produtos industrializados com corantes e conservantes.

Manter um estilo de vida mais saudável com a prática de atividades físicas podem ser uma ótima estratégia para melhorar o sistema imune do seu corpo, além disso é recomendado evitar cigarros, ter o peso adequado, dormir de 7 a 8 horas por noite, evitar o stress e consumir bebidas alcoólicas com moderação.

Estes hábitos devem ser seguidos por todas as pessoas Independente da sua idade, e podem ser um estilo de vida e não somente quando as pessoas se encontram com imunidade baixa.

Alimentos que aumentam a imunidade

Como já dissemos anteriormente ter uma alimentação saudável faz toda a diferença para o aumento da sua imunidade alimentos ricos em ômega 3, selênio, cinco, probióticos, vitaminas a, c e e auxiliam o funcionamento do seu organismo e o aumento da sua imunidade. Alguns exemplos de alimentos que melhoram a imunidade são:

Ômega 3:  sardinha, atum, salmão, sementes de chia e linhaça.

Selênio: castanha do Pará, trigo, arroz, gema de ovo, semente de girassol e, frango pão de forma, queijo, repolho e farinha de trigo.O que fazer para aumentar a imunidade

Zinco: Ostras, camarão, carne de vaca , frango, peru e peixe, fígado fígado, fígado, germe de trigo, grãos integrais e frutos secos.

Vitamina C: laranja, tangerina, abacaxi, limão, morango, melão, mamão, manga, kiwi, brócolis, tomate, melancia e batata com casca;

Vitamina E: sementes de girassol, avelã, amendoim, amêndoas, pistache, manga, azeite de oliva, molho de tomate, azeite de girassol, nozes e mamão;

Vitamina A: cenoura, batata doce, manga, espinafre, melão, acelga, pimentão vermelho, brócolis, alface e ovo;

Probióticos: iogurte natural, leite fermentado tipo kefir ou Yakult para manter a saúde intestinal.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Existem algumas alternativas que vão auxiliar no aumento da imunidade de forma mais rápida. Para ajudar, listamos abaixo algumas alternativas.

Uma forma de aumentar a imunidade é adotar bons hábitos de saúde realizando atividades físicas vir embora dormir adequadamente e evitando situações de estresse.

Evitar o cigarro e também a exposição ao mesmo.

 expor-se ao sol diariamente pode trazer diversos benefícios para a sua saúde, sempre dando preferência antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, isso vai aumentar a quantidade de vitamina D no organismo.

Consumo alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras, dando preferência sempre para alimentos orgânicos ou produzidos em casa.

Evite ao máximo alimentação industrializada e o famoso fast food, pois contêm substâncias que promovem a inflamação do organismo.

Evite tomar remédios sem Orientação médica.

Beba cerca de 2 litros de água todos os dias e mantenha-se sempre hidratado.

Causas da imunidade baixa 

Existem diversos motivos que podem levar a imunidade baixa, diversos motivos podem causar o enfraquecimento do sistema imunológico sendo os mais comuns, mal hábitos de higiene, não ser vacinado quando necessário e também o hábito de fumar.

Outros pontos podem influenciar diretamente a imunidade baixa como por exemplo a gravidez, que pode trazer queda no sistema imunológico.

Pessoas que possuem algumas síndromes ou outras doenças como lúpus ou desnutrição também tem  mais chances de ter imunidade baixa, Além disso, pessoas que consomem medicamentos como corticoides, imunossupressores,  medicamentos no tratamento de câncer ou uso prolongado de algum remédio anti-inflamatório também podem ter uma diminuição da imunidade do corpo.