Prefeitura de Osasco

Conhecida como a doença da falta de melanina, o Vitiligo é uma doença da pele que causa perda gradativa de pigmentação, se espalhando por todo o corpo de fora gradativa. Porém, mesmo que os especialistas conheçam a doença, não é possível saber o quanto ela vai se espalhar pelo corpo, atingindo ate mesmo o cabelo, o interior da boca e ate mesmo os olhos.

Causas da Vitiligo

Infelizmente as causas do vitiligo ainda não são conhecidas, ate o momento, a única informação que tem é que as células que produzem a melanina acabam morrendo, ou ate mesmo, deixam de produzir a melanina, fazendo com que as manchas comecem a aparecer.

Sintomas da Vitiligo

  • Perda de colorido do cabelo, cílios, sobrancelhas ou barba
  • Perda da cor nos tecidos que revestem o interno de sua boca e também nariz (membranas mucosas)
  • Perda ou diferença da cor da classe interna do mundo ocular (retina)
  • Manchas descoradas em torno das axilas, umbigo, órgãos genitais e reto.
  • A doença é possível que variar também de intensidade:
  • As nódoas podem brotar em todo o corpo, no caso do vitiligo generalizado ( mas generalidade de o mundo inteiro )
  • As máculas podem despontar em apenas um lado ou uma uma parte do corpo, o que configura um caso de vitiligo cortar. Nesses casos, a doença costuma desabrochar mas cedo e também progride por um ou um par de anos e também depois para
  • A doença também é possível que afetar apenas uma secção ou extensão do corpo, propriedade do vitiligo focal.

Tratamento da Vitiligo

Existem alguns tratamentos disponíveis para auxiliar a restaurar a cor ou ate mesmo o tom de pele das pessoas, porém, ate o momento, os resultados são imprevisíveis e variam de pessoa para pessoa.

Medicamentos para Vitiligo

Os medicamentos que são indicados para o tratamento são aqueles que atuam diretamente sobre o sistema imunológico, melhorando assim a aparência das manchas.

Lembre-se de sempre procurar um médico para que sua doença seja tratada da forma correta e principalmente, com os medicamentos mais adequados para o seu caso, evitando assim, problemas maiores de saúde.