Prefeitura de Osasco

O que é virose: tratamento para virose e cuidadosA virose é um quadro clínico muito comum, muito recorrente, mas, nem todo mundo sabe exatamente o que é, o tratamento adequado, os cuidados essenciais, por isso mesmo, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre a virose, explicando de forma detalhada tudo o que você precisa saber.

O que é virose?

Em sua grande maioria, os médicos utilizam o termo virose para se referir a infecções do trato respiratório ou gastrointestinal que possuam sintomas brandos e que durem um período definido, com uma provável evolução para a cura, sem complicações. Normalmente essa denominação é usada até que se consiga descobrir o agente causador da doença.

Sintomas comuns das viroses

Como o termo virose é muito abrangente, os sintomas também são, o que ocorre é que, dependendo de cada tipo de virose, o sintoma será um. Entre os principais sintomas, podemos citar:

Vômito

Febre

Dor abdominal

Inchaço dos gânglios.

Congestão nasal

Corrimento nasal claro como água

Garganta irritada e com dor

Espirros

Dores no corpo

Dor de cabeça

Inchaço dos gânglios.

Manchas na pele, caso da dengue e Zika vírus

Dores fortes nas articulações, como na febre chikungunya e febre Mayaro

Calafrios e ligeira rigidez na nuca, comuns na malária

Pele amarelada (icterícia) e hemorragias, característicos da febre amarela.

Quanto tempo duram os sintomas de uma virose?

As viroses costumam ter sintomas que duram pouco tempo e que se curam espontaneamente, geralmente permanecendo no corpo de 5 a 10 dias. Algumas vezes, os sintomas são bem simples e não levam a necessidade de ir ao médico, por isso mesmo, vale a pena ficar atento.

Dá para curar uma virose mais rápido?

Muitas pessoas desejam que a O que é virose: tratamento para virose e cuidadosse cure rapidamente, eliminando os principais sintomas, e para isso, é necessário alguns cuidados simples mas que podem auxiliar que os sintomas sejam aliviados mais rapidamente. Sendo eles:

Hidratação constante

Repouso

Alimentação saudável e leve

Uso dos medicamentos indicados pelo médico

Evitar ir a locais com muitas pessoas para evitar a transmissão, como escola, trabalho, transporte público, etc.

Evitar compartilhar talheres e copos com pessoas de casa.