Prefeitura de Osasco

O terçol é muito famoso, Muitos dizem que se você não fizer a vontade de uma grávida ela poderá ficar com terçol. Mas você sabe exatamente o que é isso? o porquê ele aparece e como deve ser feito o tratamento? veja aqui tudo que precisa saber sobre o terçol.

O que é Terçol?

O terçol é uma inflamação que ocorre quando alguma das glândulas presentes na borda das pálpebras fica entupida ou é infectada por algum tipo de bactéria.

Esta parte obstruída pode ocorrer por diversos motivos sendo ele infecção bacteriana, mau funcionamento da glândula, blefarite  e também excesso de oleosidade nos olhos.

Sintomas do Terçol

O terçol tem como característica mais comum o inchaço na pálpebra, que pode ocorrer na parte de cima ou na parte de baixo dos olhos.  algumas vezes, essa bolinha pode ter uma pontinha amarela, que acaba indicando a presença de pus no local.

Os outros sintomas do terçol são:

  • Dor local
  • Calor e vermelhidão
  • Sensação de corpo estranho
  • Visão embaçada
  • Lacrimejamento
  • Fotofobia.

Nos casos em que o terçol é muito grande o houver mais de um, ele pode influenciar na curvatura da superfície da córnea, causando assim um leve astigmatismo que pode ser solucionado no fim do quadro.

Como prevenir o Terçol

A prevenção do terçol depende muito das causas e também dos fatores de risco de cada pessoa. Por exemplo uma pessoa com excesso de oleosidade na pele pode procurar um dermatologista, tratando assim o problema pode evitar o aparecimento do terçol.

Tratamentos do Terçol

O quadro do terçol Geralmente se resolve sozinho, e raramente medicamentos são indicados para este tipo, somente em casos mais graves.

como tratamento caseiro,  podemos falar que é interessante fazer compressas com água morna no local, de três a quatro vezes por dia.

Também é possível utilizar colírios anti-inflamatórios que vão melhorar o aspecto da rede,  deixando os olhos menos inchado e com uma aparência melhor.