Prefeitura de Osasco

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, causada em sua grande maioria pela bactéria Treponema palidum. Mas, mesmo sendo uma doença relativamente conhecida, muitas pessoas não sabem trata-la, não sabem o que ela pode causar, seus sintomas e tudo mais. Por isso mesmo, hoje vamos falar um pouco mais sobre essa doença, seus tratamentos, cuidados e tudo mais o que você precisa saber.

Causas da Sífilis

Como já foi dito, a Sífilis é causada por uma bactéria, que é transmitida através do contato sexual, e entra no organismo através de pequenos cortes presentes na pele ou ate mesmo, através das membranas mucosas.

Vale lembrar que, ela somente é transmissível no primeiro e no segundo estágio, além disso, ela raramente pode ser transmitida por beijo, mas pode ser uma doença congênita, ou seja, pode ser sim transmitida de mãe para filho durante a gravidez ou durante o parto.

Depois de curada e tratada a sífilis não pode reaparecer, a menos que o indivíduo seja contaminado novamente por uma pessoa que tenha a bactéria.

Sintomas da Sífilis

Os sintomas da sífilis dependem muito do estágio da doença, já que os mesmos se alteram de acordo com a evolução da mesma. Dentre os seus estágios, podemos destacar que, no primeiro estagio que acontece de duas a três semanas após o contágio, pode ocorrer pequenas feridas no local da infecção.

Já no segundo estágio, que pode ocorrer de duas a oito semanasdepois do aparecimento das primeiras feridas, o paciente pode ter dores musculares, febre, dor de garganta, dificuldade para deglutir entre outros.

Tratamento da Sífilis

Quando tratada no começo, a sífilis não costuma trazer nenhum grande problema e o paciente costuma a ser curado com muita rapidez e facilidade.

O tratamento da doença é feito à base de antibiótico, a penicilina, que é totalmente eficaz contra a bactéria. Geralmente, apenas uma injeção deste antibiótico já traz os resultados esperados, impedindo assim o avanço da doença, principalmente quando utilizada logo no começo da doença.

Em casos mais extremos, ou quando a doença demora a ser diagnosticada, pode ser necessário mais de uma injeção para que seja possível comprovar os resultados.

Medicamentos para Sífilis

Como já dissemos, o tratamento é feito através de antibióticos, e somente o médico é capaz de indicar a medicação mais adequada para cada caso. Porém, entre os remédios mais utilizados, podemos citar:

  • Benzetacil
  • Bepeben
  • Clordox
  • Doxiciclina
  • Eritromicina

Lembre-se de sempre procurar um médico para que sua doença seja tratada da forma correta e principalmente, com os medicamentos mais adequados para o seu caso, evitando assim, problemas maiores de saúde.