Prefeitura de Osasco

O que é o HPV, tratamento, cuidados com o HPV – Conhecido também como papilomavírus humano, o HPV é uma doença sexualmente transmissível, que tem uma difícil cura e se manifesta através de sintomas como verrugas, que aparecem na região íntima.

O HPV também pode ser conhecido como condiloma acuminado, verrugas genitais, crista de galo, figueira e cavalo de crista.

HPV tem cura?

Em alguns casos, ocorre do HPV se curar sozinho, pois ocorre uma remissão espontânea do vírus. Quando isso ocorre, geralmente demora de quatro semanas a dois anos após contaminação.

Quando os sintomas do HPV são perceptíveis, é sinal de que a doença não irá se curar sozinha, por isso mesmo, necessita de tratamento.

Mesmo com o tratamento médico, algumas pessoas sofrem recaídas da doença, por isso mesmo é fundamental fazer o tratamento de forma correta, evitando assim maiores problemas da doença.

Principais sintomas do HPV

Os sintomas mais conhecidos e mais comuns do HPV são:

  • Várias pequenas verrugas na região íntima masculina ou feminina.
  • Estas verrugas podem ainda estar presentes na região do colo do útero (não são facilmente visíveis) e não estar presente na região íntima externa feminina.
  • Os sintomas podem estar ausentes, apesar da presença do vírus. Isto ocorre principalmente nos homens, mas também pode acontecer nas mulheres.

Tratamento para HPV

O tratamento para HPV é feito através da utilização de pomadas específicas e em alguns casos é necessário a realização de uma cirurgia de cauterização a laser.

Transmissão do HPV

A contaminação e transmissão do vírus HPV ocorre através do contato íntimo sem camisinha com o infectado. É necessário apenas um contato para que o indivíduo fique contaminado.

O vírus pode ficar incubado de um mês a dois anos, e mesmo sem a apresentação de sintomas, já é possível contaminar outras pessoas, mesmo que o indivíduo tenha apenas verrugas invisíveis a olho nu.