O que é o Coronavírus: sintomas e tratamento – O Coronavírus é o nome de um grupo de vírus que pertencem à mesma família. Ele é responsável por infecções respiratórias, que podem ser leves ou bem graves, tudo vai depender do coronavírus responsável pela infecção.
A maioria dos tipos de coronavírus não infectam as pessoas ou causam qualquer tipo de doença, porém, existem dois tipos que são diretamente ligados a doenças respiratórias graves, e um deles é o 2019-nCoV que está sendo identificado em diversos países do mundo.
Até o momento, são conhecidos sete tipos de coronavírus, sendo elas:
O Tipo 2019-nCoV, conhecido como, coronavírus da China, é uma das versões que vêm sendo encontradas em muitos países.
Até o momento, não é possível encontrar muitas outras informações sobre este vírus, mas, o que sabe-se é que, ele causa uma infecção respiratória muito grave, podendo levar até mesmo a insuficiência respiratória e resultar ao óbito.
O coronavírus têm um tempo de incubação de 2 a 14 dias, ou seja, até o aparecimento dos sintomas, pode-se levar 2 semanas.
Após essa incubação, os principais sintomas são bem parecidos com o de uma gripe ou até mesmo resfriado, sendo eles:
Em casos de infecções mais graves, também pode ocorrer alguns outros sintomas, como, dores musculares, diarreia, vômito, e também, alteração no exame de sangue, como por exemplo, diminuição na quantidade de plaquetas e neutrófilos
A transmissão do coronavírus se dá pelo contato de animais infectados ou por meio do contato pessoa-pessoa, através da inalação de gotículas liberadas no ar ao tossir ou até mesmo ao espirrar, podendo ocorrer também por meio da via fecal, já que este vírus também pode ser excretado nas fezes.
Até o momento ainda não existe um tratamento específico para a infecção pelo coronavírus, sendo que, os médicos optam por medidas de suporte, como hidratação, repouso e alimentação leve e equilibrada.
Existem exames sendo realizados com o objetivo de testar a eficácia de remédios antivirais, porém, até o momento não existe nada concreto.
Além disso, ainda não existem vacinas para esse vírus, por isso mesmo, os médicos recomendam evitar o contato com pessoas que possuem os sintomas da infecção, evitar também o contato com animais doentes, lavar as mãos com frequência, tapar o nariz e boca quando espirrar e quando tossir, isso pode fazer com que o vírus não se espalhe pelo ar.
Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca Na manhã de…
Em alusão ao Maio Amarelo, que este ano teve as atividades antecipadas e conta com…
Na tarde desta terça-feira (22), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de envolvimento em…
A Prefeitura de Santana de Parnaíba lançou um novo concurso público com 49 vagas…
Na madrugada deste sábado (19), a ROMU da GCM de Osasco prendeu dois indivíduos por…
Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…