Prefeitura de Osasco

O HPV é um vírus que atinge a pele e também as mucosas, nas áreas atingidas pode causar pequenas lesões e ate mesmo verrugas, que podem ser percussoras do câncer, como o câncer de colo de útero, de garganta e também, no anus.

Por isso mesmo, por poder evoluir de forma a prejudicar a saúde, é fundamental que assim que os sintomas aparecerem, procurar um médico para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível.

Sintomas do HPV

Nas mulheres, os sintomas aparecem na vulva, na vagina e também no colo do útero, todos em forma de pequenas lesões.

Nos homens, geralmente as lesões do HPV aparecem no pênis.

Porém, em ambos os casos, podem aparecer outras lesões no anus, garganta, boca, pés e mãos, sempre em forma de pequenas lesões.

Tratamento HPV

O tratamento para o HPV pode ser feito com medicação ou também, com pomadas especificas, aplicadas diretamente nas regiões afetadas. O médico vai optar pelo melhor tratamento de acordo com as manifestações do HPV.

Nos casos de creme, eles são aplicados em pequenas quantidades e são mais utilizadas nos casos em que seja necessário um tratamento mais prolongado.

Em casos mais sérios, os medicamentos são ótimas opções para acabar com o problema e ate mesmo evitar o reaparecimento da doença.

Medicamentos para o HPV

Os medicamentos mais utilizados para o tratamento de HPV são:

  • Efurix
  • Ixium

Esses são os medicamentos mais utilizados, porém, somente um médico está totalmente capacitado para indicar o mais adequado para o seu caso, então, assim que os sintomas aparecerem, procure um médico o mais rápido possível.