Prefeitura de Osasco

Muito se fala sobre a gastrite, porém, poucas pessoas sabem exatamente o que é. Bom, a gastrite crônica é uma inflamação no estomago, que dura mais de três meses, caso tenha uma duração menor, ela é considerada gastrite aguda. Essa inflamação pode levar a sangramentos e ate mesmo, ao desenvolvimento de úlceras no estomago.

Mesmo sendo uma doença muito comum, a maioria das pessoas não sabem exatamente como cuidar, como melhorar, como fazer com que esse grande incomodo seja diminuído, e é por isso mesmo que hoje vamos falar um pouco mais sobre a gastrite crônica.

Causas gastrite crônica

Quando falamos no motivo para o aparecimento da gastrite temos uma infinidade de opções e motivos. O principal é a fraqueza da barreira de proteção do estomago, que acaba fazendo com que os ácidos digestivos prejudiquem o tecido do estomago.

Essa fraqueza na parede do estomago pode ser causada por bactérias que vivem no estômago. Além disso, se o tratamento não for adequado, pode trazer grandes prejuízos para o corpo, como ulcera e ate mesmo, câncer no estomago.

Sintomas gastrite crônica

Os principais sintomas da gastrite crônica e que podem ser identificados com muita facilidade, são:

  • Ligeiro desconforto abdominal após as refeições;
  • Azia;
  • Sensação de estômago cheio, mesmo comendo pouco;
  • Pode haver sangramento no estômago, sendo caracterizado por fezes negras e mal cheirosas;
  • Anemia sem causa aparente, devido ao sangramento do estômago ou de outra região no tubo digestivo.

Todos estes sintomas são percebidos com muita facilidade pelo paciente. Outro fator que pode ser levado em consideração é que, muitos pacientes que tem gastrite podem ser anêmicos, mesmo se alimentando corretamente.

Tratamento gastrite crônica

O tratamento para gastrite crônica é feita a base de medicamentos, mais conhecidos como protetores gástricos, que irão formar uma barreira protetora no estomago, impedindo que o ácido gástrico atinja as paredes do estomago, diminuindo assim as inflamações e facilitando a cicatrização das feridas.

Fora uma medicação adequada, é importante que o paciente siga uma dieta equilibrada, uma dieta com poucos temperos e condimentos. Uma alimentação balanceada em alimentos cozidos, que vão permitir que seu estômago se recupere. Porém, mesmo assim, é fundamental que o paciente evite sempre alimentos apimentados, gordurosos, bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados.

Medicamentos para gastrite crônica

A gastrite crônica pode ser tratada com diferentes medicamentos, tudo vai depender do estado de evolução da sua gastrite e também da recomendação médica. Alguns dos medicamentos que podem ser utilizados são:

  • Amoxilina
  • Digestil (comprimidos)
  • Esomeprazol Magnesio
  • Omeprazol
  • Pantoprazol

Lembre-se sempre de procurar um medico para verificar o medicamento mais adequado para o seu caso, somente ele pode indicar a melhor opção.