Prefeitura de Osasco

Você já ouviu falar da varíola? bom hoje vamos falar um pouco mais sobre esta doença infecciosa, seus tratamentos, suas causas e tudo mais o que você precisa saber sobre esta doença.

O que é a varíola?

Considerada uma doença infecto-contagiosa, a varíola é provocada por um vírus, e foi descoberta em meados de 1550 antes de Cristo.  considerada uma doença mortal, a varíola foi erradicada mundialmente Por volta do ano de 1970 após uma campanha de imunização global. Atualmente,  o vírus da varíola são mantidos somente para pesquisas.

Vale lembrar que não existe cura ou alguma forma de tratamento para varíola, a doença pode ser evitada somente através da vacinação.

Causas da Varíola

A varíola é causada por infecção com o vírus da mesma,  e ele pode ser transmitido nas seguintes formas:

Diretamente de pessoa para pessoa:  a transmissão Direta do vírus é feita com contato direto e prolongado, já que o vírus da doença pode ser transmitida pelo ar por meio das gotículas que estavam quando as pessoas infectadas tosse, espirram ou falam.

Indiretamente de uma pessoa para a outra: Em alguns casos raros o vírus pode se espalhar mais longe pelo ar, geralmente pode ocorrer pelo sistema de ventilação de um edifício por exemplo,  permitindo assim que pessoas mais distantes possam ser infectada.

Via itens contaminados:  outra forma de contágio da doença é através do contato com roupas e lençóis contaminados,  porém devemos lembrar que, o risco de infecção a partir desta forma é muito menor.

Principais sintomas da varíola

Os primeiros sintomas da varíola podem aparecer de 12 a 14 dias após a infecção pelo vírus,  e os principais sintomas da doença são:

  • Febre
  • Desconforto geral
  • Dor de cabeça
  • Fadiga severa
  • Dores nas costas
  • Vômitos

Depois de dias da infecção,   é possível o aparecimento de manchas vermelhas no rosto, nas mãos, no antebraço e também no tronco. Após dois dias muitas lesões podem aparecer e pequenas bolhas cheias de líquido claro podem se formar.

Mesmo a doença já estando controlada é fundamental que você procure um médico caso os sintomas estejam presentes no seu dia a dia.