Categorias: NotíciasSaúde

O que é a melatonina e como usar

O que é a melatonina e como usar – A melatonina é um hormônio que é produzido naturalmente pelo corpo humano. Conhecida também como o hormônio do sono, ele tem o poder de induzir a pessoa a dormir,  regulando o nosso organismo e o nosso metabolismo.

Por ser um indutor do sono, muitas indústrias farmacêuticas lançaram uma versão sintética, que é vendida como suplemento. 

Naturalmente produzida pela glândula pineal, ela só é ativada quando não existem estímulos luminosos, ou seja, a produção de melatonina ocorre à noite induzindo assim com mais facilidade o sono.

Principais benefícios da melatonina

A  melatonina tem o poder de melhorar a qualidade do sono, ajudando a tratar a insônia e também aumentando o tempo total de sono.

A melatonina também tem poder anti

 

oxidante, auxilia no fortalecimento do sistema imune, ajuda a prevenir diversas doenças e também a controlar doenças psicológicas e doenças relacionadas ao sistema nervoso. 

Este hormônio também auxilia na melhora da depressão sazonal, que ocorre no inverno e que provoca sintomas como tristeza, sono em excesso, aumento do apetite e também dificuldade de concentração. 

Outro poder bastante interessante da melatonina é a contribuição para a redução da produção de ácido no estômago e também de óxido nítrico, reduzindo assim o  refluxo gastroesofágico. Desta forma a melatonina pode auxiliar no tratamento de pessoas que sofrem com refluxo.

Como usar a melatonina

No decorrer da nossa vida, a produção de melatonina diminui. Isso ocorre devido à exposição constante a estímulos luminosos e visuais, assim como pode acontecer por causa do avanço da idade.

Nestes casos a ingestão recomendada pode variar entre 1 mg a 5 mg de melatonina, pelo menos uma hora antes de dormir ou conforme recomendação médica. 

Vale ressaltar que o consumo da melatonina durante o dia não é recomendado, pois pode desregular o ciclo circadiano, fazendo com que a pessoa sinta muito sono durante o dia e pouco sono durante a noite. 

Possíveis efeitos colaterais da melatonina

Como já dissemos anteriormente, a melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo, porém o uso de suplemento deste hormônio pode causar sim alguns efeitos colaterais como por exemplo:

  • dor de cabeça
  • náuseas
  • depressão

Por isso mesmo antes de iniciar qualquer tipo de suplementação é fundamental procurar um médico para avaliar as reais necessidades e ajustar as quantidades para o seu organismo. 

Share
Publicado por
Thaís Velloso

Recent Posts

Rogério Lins anuncia que Osasco terá pontos de ônibus ‘inteligentes’

O prefeito Rogério Lins (Podemos) anunciou que Osasco terá novos abrigos ‘inteligentes’, equipados com recursos…

16 de maio de 2024

Osasco: Guarda Civil recupera carga roubada de remédios oncológicos

Nesta quarta-feira, 14, a Guarda Civil de Osasco recuperou um veículo com uma carga roubada…

16 de maio de 2024

Caminhões são flagrados fazendo descarte irregular em Osasco

Na última segunda-feira, 13, por volta das 16h30, a Guarda Civil de Osasco monitorava os principais pontos…

16 de maio de 2024

Região central de Osasco passará por reestruturação do sistema viário

A Prefeitura de Osasco informa que devido a inauguração da nova alça de acesso ligando…

15 de maio de 2024

Quermesse da Catedral de Santo Antônio de Osasco começa neste sábado, 18 de maio

Alimentos chegando, voluntários se preparando e logo já vai dar prá sentir o cheirinho dos…

15 de maio de 2024

Motorista é preso pela Polícia Rodoviária com veículo furtado

No último domingo, 12, por volta das 17h30, Policiais Rodoviários de TOR – Tático Ostensivo…

15 de maio de 2024