Prefeitura de Osasco

Nimesulida: para que serve e composição e como tomar – A Nimesulida é considerado um remédio anti-inflamatório, analgésico e também, antipirético. Este, é um medicamento muito comum e bastante indicado pelos médicos para o tratamento de diferentes inflamações.

Este medicamento pode ser encontrado com facilidade em farmácias, na sua versão cápsulas, gotas, granulado, supositório ou ate mesmo pomada, e somente pode ser utilizada por pessoas maiores de 12 anos.

Para que serve a Nimesulida

Indicada principalmente para o alívio de dor aguda, a nimesulida é um medicamento indicado para o alívio de dor de ouvido, garganta, ou até mesmo dores provocadas pela menstruação.

Na versão de pomada ou gel, pode ser utilizada para aliviar a dor em tendões, ligamentos, músculos e até mesmo articulações, mas vale lembrar que, tudo deve ser recomendado pelo seu médico.Nimesulida: para que serve e composição e como tomar

Como utilizar a Nimesulida

De acordo com a sua necessidade, seu médico vai indicar a melhor forma de consumir o medicamento, porem, existem algumas recomendações que são geralmente utilizadas pelo medico, sendo elas:

Comprimidos e cápsulas: 2 vezes ao dia, de 12 em 12 horas e após as refeições, para não ser agressivo para o estômago.

Comprimidos dispersíveis e granulado: dissolver o comprimido ou o granulado em cerca de 100 mL de água, de 12 em 12 horas e após as refeições;

Gel dermatológico: deve ser aplicado até 3 vezes ao dia, na região dolorida, durante 7 dias;

Gotas: recomenda-se administrar uma gota por cada kg de peso corporal, duas vezes ao dia;

Supositórios: 1 supositório de 200 mg a cada 12 horas.

Efeitos colaterais da Nimesulida

Os efeitos colateiras mais comuns e que podem gerar algum tipo de incomodo durante a utilização do medicamento, são diarreia, náusea e também, vômitos.

Em casos mais raros, pode ocorrer coceira, suor excessivo, prisão de ventre, aumento da quantidade de gases intestinais, gastrite, tonturas, vertigens, hipertensão e ate mesmo inchaço.

Quem não deve consumir nimesulida

A Nimesulida não é recomendada para utilização em crianças, sendo recomendada apenas a partir dos 12 anos de idade, além disso, mulheres gravidas ou em fase de amamentação também devem evitar o consumo do mesmo.

Pessoas que tenham alergia de algum componente da formula, ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios também devem evitar o consumo deste medicamento.

Nimesulida: para que serve e composição e como tomar

Nimesulida 100 mg em comprimido, contém em cada comprimido:

Nimesulida____________________________________100 mg

Excipientes q.s.p___________________________1 comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada , estearato magnésio, celulose microcristalina, docusato de sódio hiprolose e óleo vegetal hidrogenado).

Nimesulida 100 mg em comprimidos dispersíveis contém em cada comprimido:

Nimesulida____________________________________100 mg

Excipientes q.s.p___________________________1 comprimido

( Excipientes: ácido cítrico, crospovidona, lactose monoidratada, talco, sacarina sódica diidratada, ciclamato de sódio, aroma natural de limão, celulose microcristalina, dióxido de silício e óleo vegetal hidrogenado).

Nimesulida 100 mg granulado contém em cada envelope:

Nimesulida____________________________________100 mg

Excipientes q.s.p___________________________1 comprimido

( Excipientes: ácido cítrico, ciclamato de sódio, aroma de laranja, cetomacrogol 1000 e sacarose).

Nimesulida 100 mg supositório contém em cada unidade:

Nimesulida____________________________________100 mg

Excipientes q.s.p___________________________1 comprimido

( Excipientes:polissorbato 61, massa para supositório (constituída de glicerídeos de coco hidrogenados).