<p>Na semana passada, a Receita Federal efetuou o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023, que foi o maior valor já pago pela instituição, totalizando R$7,5 bilhões. No entanto, se você ainda não recebeu a restituição, é importante compreender as possíveis razões para isso.</p>
<p>Nesses casos como esse, a primeira medida a ser tomada é verificar a situação da restituição por meio da consulta disponível. Nesse portal, o contribuinte pode verificar o status da sua restituição e identificar qualquer problema, caso exista.</p>
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<h2>Quais fatores podem impedir o pagamento da minha restituição?</h2>
<p>Existem diversas razões que podem levar ao não pagamento da restituição do Imposto de Renda. Confira algumas delas:</p>
<h3>Malha fina</h3>
<p>Quando o contribuinte não recebe o valor, é um indício forte de que a declaração caiu na malha fina, o que ocorre quando a Receita Federal identifica erros ou inconsistências nos dados fornecidos.</p>
<p>Caso isso tenha acontecido com você, é necessário verificar exatamente qual foi o erro ou inconsistência que ocorreu. Pode ser necessário justificar algum dado declarado.</p>
<p>Se o contribuinte conseguir comprovar que os dados declarados estão corretos, a restituição será paga normalmente. No entanto, caso haja algum erro, será aplicada uma multa, podendo haver punições mais severas dependendo da situação.</p>
<h3>Erros de digitação</h3>
<p>Se, ao consultar a situação da restituição, o contribuinte visualizar a mensagem &#8220;enviado ao banco para crédito&#8221;, mas não tiver recebido o dinheiro, é possível que tenha digitado informações incorretas, como a chave PIX ou o número da conta corrente para o depósito.</p>
<p>Nesse caso, é recomendado entrar em contato com a Central de Relacionamento do Banco do Brasil por meio dos seguintes números: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).</p>
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