Prefeitura de Osasco

Em reportagem divulgada pela Rádio Bandeirantes, que teve acesso a fichas com nomes de pacientes de Itapevi, Vargem Grande Paulista e Santana de Parnaíba, ficou comprovado que médicos do Hospital Regional de Osasco estavam realizando o procedimento irregular.

De acordo com o que apurou a reportagem, médicos ganhavam “por fora” para fazer o procedimento, que é ilegal no Regional. O Hospital Regional de Osasco não é credenciado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para realizar esse tipo de cirurgia, que interrompe as trompas das pacientes. O método funciona como uma anticoncepção definitiva. Desta forma, as mulheres ficam impedidas de engravidar novamente.

A denúncia foi encaminhada para o Ministério Público do Estado de São Paulo, que irá tomar as devidas providencias.

Hospital Regional de Osasco (Divulgação)
Hospital Regional de Osasco (Divulgação)

O que é a laqueadura?

A laqueadura é um processo de esterilização definitiva. O método consiste no fechamento das tubas uterinas, impedindo assim, a descida do óvulo e a subida do espermatozoide. Desta forma, a paciente não consegue mais engravidar, salvo em raríssimos casos em que a recanalização das trompas pode ocorrer.

O procedimento é considerado simples. Nele, as trompas são cortadas e suas extremidades amarradas. A realização do procedimento é alvo de criticas e polêmicas, pois abrange questões religiosas, políticas, sociais e econômicas.