Osasco

Maternidade Amador Aguiar completa 28 anos

O Hospital e Maternidade Amador Aguiar de Osasco completou sábado, 21/9, 28 anos de funcionamento e, ao longo de sua trajetória, se consolidou como referência em partos e gestações de alto risco. A unidade comemorou a data com uma série de homenagens e eventos, incluindo um concerto sinfônico da banda regimental da CPA/M-8 da Polícia Militar e um culto ecumênico conduzido pelo pastor Cláudio e o padre Sebastião.
Desde sua inauguração, em 1996, a maternidade realizou 157.331 partos, com uma média histórica de aproximadamente 470 nascimentos por mês. Reconhecida como hospital-escola pelo Ministério da Saúde, a instituição se destaca não apenas pelos serviços prestados, mas também pela capacitação de seus profissionais e os serviços especializados, como UTI Adulto, UCI Neonatal e a Casa da Mulher, que realiza atendimentos pré-natais.
A unidade é reconhecida pela Unicef como “Hospital Amigo da Criança” e conta com o Banco de Leite, referência regional no suporte às mães e bebês.
De acordo com a Secretaria de Saúde, um dos grandes méritos do hospital é sua alta taxa de partos normais, que ultrapassa 60%, superando a média nacional de 57%. “A nossa meta agora é chegar ao que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS) e chegar aos 90% de partos normais. Nos hospitais privados do Brasil, a cesariana ainda predomina, com cerca de 80% dos partos realizados por esse método”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Fernando Machado.
Outro destaque é a taxa de mortalidade do Hospital e Maternidade Amador Aguiar, que se mantém em 9,79%, abaixo de dois dígitos e dentro do índice preconizado pelo Ministério da Saúde. Em comparação, a taxa nacional era de 13,8% em 2021.
O prefeito de Osasco, Rogério Lins, esteve na unidade e conheceu a primeira ala dos novos leitos de acomodação de mamães e bebês que está em construção, além do quarto-modelo, que será a referência aos 24 novos leitos.
A obra segue avançada e a primeira etapa com 12 novos leitos será entregue até o final deste ano com toda a infraestrutura e acomodação referência de rede privada.
A reforma e modernização completa, com 24 novos leitos, é realizada pela Prefeitura, em parceria com a Associação Educacional Nove de Julho (Uninove) e a empresa de engenharia MFB, e deve ser finalizada em maio de 2025.
“Osasco tem muito orgulho do trabalho realizado pelos profissionais do Hospital e Maternidade Amador Aguiar. Nossos índices são de excelência e continuamos sendo referência em partos de alto risco. Ainda há muito trabalho pela frente, mas seguimos avançando e com a modernização da maternidade vamos oferecer ainda mais conforto e comodidade às mamães e bebês”, comentou Lins.
Share
Publicado por
Thaís Velloso

Recent Posts

Programa de Estágio Stone 2025 — Inscrições Abertas!

A Stone, referência em tecnologia financeira no Brasil, está com inscrições abertas para o seu…

29 de abril de 2025

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca Na manhã de…

23 de abril de 2025

Setran realiza ações educativas em alusão ao Maio Amarelo

Em alusão ao Maio Amarelo, que este ano teve as atividades antecipadas e conta com…

23 de abril de 2025

PM prende indivíduo envolvido em sequestro relâmpago em Osasco

Na tarde desta terça-feira (22), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de envolvimento em…

23 de abril de 2025

CONCURSO ABERTO em Santana de Parnaíba!

  A Prefeitura de Santana de Parnaíba lançou um novo concurso público com 49 vagas…

22 de abril de 2025

ROMU RECUPERA MOTO FURTADA E PRENDE DOIS NO PORTAL D’OESTE

Na madrugada deste sábado (19), a ROMU da GCM de Osasco prendeu dois indivíduos por…

19 de abril de 2025