Prefeitura de Osasco

Nesta quinta (25), a imagem de um suposto pedido de habeas-corpus preventivo protocolado pelo ex-presidente, Luís Inácio Lula da Silva, ganhou grande destaque na mídia. Poucas horas depois, o próprio Lula, através de nota publicada pelo Instituto Lula, desmentiu a informação de que ele seria o autor do pedido protocolado em Curitiba(PR).

“Fomos informados pela imprensa da existência do Habeas Corpus e não sabemos, no momento, se esse ato foi feito por algum provocador para gerar um factoide”, diz o texto.

Ainda na nota, o Instituto Lula diz que os advogador do ex-presidente foram instruídos a ingressar nos autos e requerer o não conhecimento do fato.

Lula nega que seja autor de pedido de Habeas-Corpus
Lula nega que seja autor de pedido de Habeas-Corpus

A informação do suposto pedido de habeas-corpus, de autoria de Lula, se tornou pública através de divulgação do Senador Ronaldo Caiado no Twitter. O PT diz que a divulgação pelo senador é “estranha”.

Entenda o caso

Na tarde da ultima quarta-feira (24), um habeas corpus preventivo foi protocolado, em nome do ex-presidente Lula, no Tribunal Regional Federal de Porto Alegre. A solicitação tem como objetivo evitar que o ex-presidente seja preso durante as investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

De acordo com a assessoria do TRF-4, o autor da solicitação é Maurício Ramos Thomaz, que não possui inscrição ativa junto à OAB.