Prefeitura de Osasco

Nesta segunda (22), a Polícia Federal e o Ministério Público Federal começam a ouvir os depoimentos dos presos na 14ª fase da Operação Lava Jato. Os processos de primeira instancia da Lava Jato estão concentrados em Curitiba e as oitivas ocorrem na cidade paranaense onde serão ouvidos os executivos das construtoras Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez que foram detidos na ultima sexta-feira (19).

A Polícia Federal do Paraná irá ouvir primeiro os detidos em prisão temporária com prazo de detenção de cinco dias. Neste caso serão ouvidos em primeiro momento os executivos: Alexandrino Salles Ramos de Alencar, diretor da Odebrecht; Antônio Pedro Campelo de Souza, ex-diretos da Andrade Gutierrez; Flávio Lúcio Magalhães, ligado à Andrade Gutierrez; e a consultora Christina Maria da Silva Jorge.

Marcelo Odebrecht é um dos ouvidos nas investigações (Divulgação)
Marcelo Odebrecht é um dos ouvidos nas investigações (Divulgação)

Após ouvir os detidos em prisão temporária a Polícia Federal irá ouvir os presos de forma preventiva, são eles: Marcelo Odebrecht, presidente da Organização Odebrecht; João Antônio Bernardi, ex-diretor da construtora; Márcio Faria da Silva e Rogério Santos de Araújo ambos da Odebrecht; e também Otávio Marques de Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez.

Nesta 14ª fase da Operação Lava Jato foram detidas 12 pessoas que no sábado (20) passaram por exame de corpo de delito no IML de Curitiba. Denominada de Erga Omnes – expressão latina no meio jurídico para indicar que os efeitos da lei atingem todos os indivíduos – a 14ª fase da operação está perto de completar um ano, e agora chega a nomes das duas maiores empreiteiras do Brasil.