Prefeitura de Osasco

A Assistência Vicentina Imaculada Conceição de São Paulo (Lar Bussocaba) é uma entidade proveniente da sociedade civil, com caráter filantrópico e sem fins lucrativos e ligada ao Conselho Central Oeste de São Paulo da Sociedade de São Vicente de Paulo, entidade formada por leigos, vinculada à Igreja Católica Apostólica Romana e presente em mais de 143 países.

Fundado em 9 de agosto de 1935 pelo então comendador Vicente Melillo, o Lar  tem como objetivo  atender pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade social e econômica.

No caso de Osasco, devido a um estudo das características de carência na região, o Lar Bussocaba tem como meta atender idosos, oferecendo assistência familiar, de saúde e garantia dos direitos básicos de alimentação, higiene e limpeza.

Para isso, conta atualmente com uma completa estrutura de assistência médica especializada (Psiquiatra, Geriatra, Enfermeiras, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutricionista), bem como integradores sociais e uma equipe de voluntários que visam dar garantias aos direitos estabelecidos no Estatuto do Idoso. (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003).

São residentes atualmente 50 idosos – homens e mulheres –  a partir dos 60 anos de idade, muitos deles sem família ou cujas famílias não tem condições de dispender os cuidados necessários ou, ainda, que foram vitimados pelo abandono.

O custo desse atendimento ultrapassa a faixa dos R$5 mil reais por idoso e é integralmente proveniente de ações de arrecadação, telemarketing e do bazar permanente que funciona na instituição.

No bazar são vendidos roupas, calçados, móveis e eletrodomésticos. Anexa a ele encontra-se a biblioteca onde podem ser encontrados desde clássicos da literatura mundial e brasileira como também livros técnicos e didáticos.

O Lar Bussocaba, a exemplo de muitas instituições no país, passa por extrema dificuldade financeira. Apesar dos esforços de arrecadação, a Casa não soma o suficiente para manutenção da qualidade no atendimento e está morrendo.

Cada idoso que lá habita tem seu passado de vida e de luta, de sofrimento e de alegrias. Também tem seu presente de carinho e cuidados dispendidos pelos profissionais e voluntários da Casa. Entretanto, seu futuro é incerto.

Por isso, convida a cada um e cada uma a colaborar nesta ação. Sendo voluntário nos trabalhos, doando suas roupas e móveis usados, participando dos eventos de arrecadação ou fazendo sua doação em espécie. Toda ajuda será bem vinda. Toda ajuda será recompensada. O futuro deles depende de você.

Bazar Beneficente reverte fundos para o Lar

Como ajudar?

O Lar Bussocaba fica na Rua Pedro Furlan, 168, Jardim Umuarama. Duvidas e informações sobre doações e voluntariado podem ser tiradas através do telefone: (11) 2189-3999.

(Texto: Ana Souza)