Prefeitura de Osasco

No ano passado a Sony Pictures recebeu um ataque informático e diversas informações sigilosas foram reveladas. A ultima polêmica publicada diz que entre os requisitos acordados entre a Marvel e a Sony para produção de filmes do Homem-Aranha estavam informações sobre o perfil que o herói deveria ter. Entre os principais requisitos estava a exigência para que tanto o herói quanto seu ater ego Peter Parker tem que ser brancos e heterossexuais.

A polêmica começou com o jornal espanhol ABC que publicou uma matéria dizendo que na ultima semana a WikiLeaks revelou diversas exigências e acordos firmados pela Sony Pictures e pela Marvel em 2011. Além da raça e orientação sexual o documento ainda diz que o Homem-Aranha deve dar bons exemplos: não pode ser fumante, nem exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, drogas e nem ter relações sexuais com menores de 16 anos (mesmo quando o herói for apresentado com menos de 16 anos). Além disso, o herói não poderá torturar seus inimigos e nem cometer assassinatos, salvo em legítima defesa ou para defender outras pessoas. A linguagem utilizada pelo cabeça de teia também deve ser filtrada para se adequar a adolescentes de 13 anos de idade.

Homem Aranha e Peter Parker devem ser brancos e heterossexuais para Marvel
Homem Aranha e Peter Parker devem ser brancos e heterossexuais para Marvel

No acordo ainda estão presentes determinações para que a história do Homem-Aranha e de Peter Parker sigam os quadrinhos, desta forma ele deve ser criado pelos tios em Nova Iorque e deve ganhar seus poderes ao ser mordido por uma aranha enquanto ainda frequenta a universidade.

A grande maioria das exigências por parte da Marvel visam garantir que as adaptações sejam fiéis aos “comics” lançados. Um novo filme do aracnídeo está programado para 2017, resta saber qual será a reação da Sony e da Marvel após a revelação deste contrato.