Marco Aurélio Freitas

Giglio, uma liderança social democrata em Osasco?

Recebi a notícia da passagem de Celso Giglio no meio da tarde de terça-feira.  Nessas horas, todos decidem escrever e manifestar sentimentos, desejando à família força e fé. Normal. Diante de um momento tão difícil, preciso retratar um pouco da importância de um médico que sempre quis fazer política na cidade que escolheu para viver

A companheira Rose, que presidiu o PT depois de mim, no início deste século, fazia questão de me contar que o Dr. Celso fez o parto de seus dois filhos, e mais, assinou a ata de fundação do Núcleo do PT da Vila Yolanda, lá nos anos 80.  Na verdade, o Dr. Celso foi somente na primeira reunião, a convite da Rose e nunca mais apareceu. Compreensível.

Todos sabem que na política, Giglio dirigiu a FITO, foi vereador, presidente da Câmara, Deputado, Prefeito e atualmente era Deputado Estadual. Ah, também elegeu o Silas, entre seus dois mandatos de prefeito. Conduziu a cidade de 1992 a 2004, quando a população decidiu escolher um novo rumo político para Osasco.  Isso é democracia.

Costumo dizer a amigos, que Dr. Celso foi o cara no seu primeiro mandato de prefeito. Incluiu propostas do PT em sua administração como a FITO 2 na zona norte, trouxe as parcerias para adaptar a cidade ao seu novo perfil econômico, inseriu setores excluídos em políticas públicas sérias, reestruturou a saúde municipal e preocupou-se muito com a educação.  Tudo foi registrado no livro “As cidades que dão certo”.  Foi um dirigente político social democrata no sentido mais correto do termo, como o povo quer. Mudar de dentro para fora e de fora para dentro.

Infelizmente, no seu segundo mandato deixou se iludir pelo poder e virou mais um coronel da política local, perdendo a eleição de 2004 para o ex-vereador e jovem deputado estadual Emídio de Sousa.

Costumo, também, dizer que Emídio foi o outro cara, que a cidade sonhava, em seu primeiro mandato. Estabelecendo a democracia, o desenvolvimento e a inclusão como as novas marcas da administração municipal.  Dando ao povo excluído da cidade, o que eles mereciam de verdade. Essa nova etapa começa em 2005.

Com a passagem do Dr. Celso, políticos, jornalistas e lideranças da cidade começam a pensar como será o futuro. Sinceramente, eu não sei. Mas sei que teremos novas lideranças, que precisam estabelecer como modelo o comportamento conciliatório na política, capaz de unir divergências e reduzir posições radicalizadas. Agora, não nos resta apenas esperar, mas revelar esse sentimento de unidade para um município que cresceu, mas ainda convive com muita desigualdade e exclusão.  O futuro reserva boas surpresas, tenho certeza.

No filme SEMPRE AO SEU LADO, há a seguinte declaração: “a alma não é mais do que o corpo e o corpo não é mais do que a alma”, expressa no sepultamento do professor de música, protagonista da obra.  Homens e mulheres vem e vão, faz parte da vida, ficam entre nós suas ideias, seus projetos, seus sonhos e o resultado de suas lutas. São essas coisas que mudam o mundo e nossas vidas também.

Marco Aurélio Rodrigues Freitas é jornalista, biomédico, historiador e professor das redes municipal e estadual de São Paulo.

Share
Publicado por
Redação

Recent Posts

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca Na manhã de…

23 de abril de 2025

Setran realiza ações educativas em alusão ao Maio Amarelo

Em alusão ao Maio Amarelo, que este ano teve as atividades antecipadas e conta com…

23 de abril de 2025

PM prende indivíduo envolvido em sequestro relâmpago em Osasco

Na tarde desta terça-feira (22), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de envolvimento em…

23 de abril de 2025

CONCURSO ABERTO em Santana de Parnaíba!

  A Prefeitura de Santana de Parnaíba lançou um novo concurso público com 49 vagas…

22 de abril de 2025

ROMU RECUPERA MOTO FURTADA E PRENDE DOIS NO PORTAL D’OESTE

Na madrugada deste sábado (19), a ROMU da GCM de Osasco prendeu dois indivíduos por…

19 de abril de 2025

Prefeito reúne secretários para planejamento e avaliação dos 100 dias de governo

Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…

17 de abril de 2025