Prefeitura de Osasco

Gastrite: O que é, cuidados e tratamentos – Famosa por causar diversos incômodos estomacais, a gastrite pode aparecer por diversos motivos diferenciados. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre o que é a gastrite, seus cuidados, como melhorar, como realizar o tratamento adequado e tudo mais o que você precisa saber.

O que pode causar a gastrite?

Existem diversos fatores que podem levar ao aparecimento da gastrite, porém, entre eles, os mais comuns são:

Infecção por H. pylori: é um tipo de bactéria que se fixa no estômago, causando inflamação e destruição do revestimento do estômago. Veja outros sintomas desta infecção e como tratar;

Uso frequente de anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno: este tipo de remédios reduzem uma substância que ajuda a proteger as paredes do efeito irritante do estômago do ácido gástrico;

Consumo excessivo de bebidas alcoólicas: o álcool causa irritação da parede do estômago e também deixa o estômago desprotegido da ação dos sucos gástricos;

Níveis elevados de estresse: o estresse altera o funcionamento gástrico, facilitando a inflamação da parede do estômago.

Além disso, pessoas com doenças autoimunes também podem apresentar um maior risco de desenvolver a gastrite.

Vale lembrar que, o tratamento da gastrite é bem fácil de ser feito, porém, se for feito de forma incorreta pode resultar em diversas complicações como úlceras e sangramentos.

Como saber se é gastrite

O diagnóstico da gastrite pode ser feito com facilidade através dos seus sintomas, porém, o médico pode sim solicitar alguns exames para a confirmação do mesmo e também, para verificar o grau que a doença se encontra.

Um dos exames mais solicitados pelos médicos é para verificar a existência da bactéria H. Pylori. Mesmo sabendo que, cerca de 80% da população conta com essa bactéria presente em seu estômago, é fundamental verificar a sua presença, para que o tratamento seja feito de modo mais certeiro.