Prefeitura de Osasco

Gastrectomia vertical: o que é e para quem é indicadoDe um tempo para cá, a cirurgia bariátrica vem sendo bastante recorrente nos casos em que é necessário um emagrecimento radical, e com o avanço da medicina e da tecnologia, hoje em dia já existe a opção da Gastrectomia vertical, que pode auxiliar e muito aqueles que necessitam realizar a cirurgia bariátrica. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre a Gastrectomia vertical, o que é, para quem é indicado e tudo mais o que você precisa saber sobre esta cirurgia.

A Gastrectomia vertical é um tipo de cirurgia bariátrica realizada por videolaparoscopia, que consiste na retirada da parte do estômago, sendo assim, uma cirurgia irreversível. O principal intuito desta cirurgia é auxiliar no emagrecimento daqueles que têm obesidade grau 3, a famosa obesidade mórbida.

Gastrectomia vertical: o que é e para quem é indicado

No início do processo de cirurgias bariátricas, a gastrectomia vertical era indicada principalmente para pacientes com o IMC elevado, forçando assim a perda de peso. Alguns pacientes conseguiam alcançar seu objetivo de peso apenas com a cirurgia, outros, necessitavam de um maior acompanhamento médico especializado.Gastrectomia vertical: o que é e para quem é indicado

Atualmente, a gastrectomia vertical é indicada para qualquer pessoa com o IMC acima de 35 com doenças associadas como o diabetes, hipertensão e etc., ou para aqueles com IMC acima de 40.

Vantagens da gastrectomia vertical

Ao realizar a gastrectomia vertical o trajeto dos alimentos no tubo alimentar não são alterados, causando assim, menos chances de hérnias internas e eventual obstrução intestinal.

O emagrecimento é bem eficaz, mas também depende da participação efetiva do operador, assim como controle alimentar, disciplina e prática constante de exercícios físicos.

Complicações da Desvantagens da gastrectomia vertical

Quando falamos em Desvantagens da gastrectomia vertical sem dúvida nenhuma não podemos deixar de falar da operação irreversível, e além disso, ao realizar a cirurgia, com a nova formação do estômago, pode ocorrer de gerar refluxo nos operados.

Existem também as possíveis complicações ao realizar a cirurgia, como as fístulas (vazamentos de conteúdo gastrointestinal para a cavidade abdominal) e sangramentos. Porém, vale ressaltar que, as cirurgias realizadas por equipes especializadas dificilmente acarretam em algum problema, por isso mesmo a importância de localizar um profissional totalmente responsável e capacitado.