Notícias

Gastrectomia vertical: o que é e para quem é indicado

Gastrectomia vertical: o que é e para quem é indicadoDe um tempo para cá, a cirurgia bariátrica vem sendo bastante recorrente nos casos em que é necessário um emagrecimento radical, e com o avanço da medicina e da tecnologia, hoje em dia já existe a opção da Gastrectomia vertical, que pode auxiliar e muito aqueles que necessitam realizar a cirurgia bariátrica. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre a Gastrectomia vertical, o que é, para quem é indicado e tudo mais o que você precisa saber sobre esta cirurgia.

A Gastrectomia vertical é um tipo de cirurgia bariátrica realizada por videolaparoscopia, que consiste na retirada da parte do estômago, sendo assim, uma cirurgia irreversível. O principal intuito desta cirurgia é auxiliar no emagrecimento daqueles que têm obesidade grau 3, a famosa obesidade mórbida.

Gastrectomia vertical: o que é e para quem é indicado

No início do processo de cirurgias bariátricas, a gastrectomia vertical era indicada principalmente para pacientes com o IMC elevado, forçando assim a perda de peso. Alguns pacientes conseguiam alcançar seu objetivo de peso apenas com a cirurgia, outros, necessitavam de um maior acompanhamento médico especializado.

Atualmente, a gastrectomia vertical é indicada para qualquer pessoa com o IMC acima de 35 com doenças associadas como o diabetes, hipertensão e etc., ou para aqueles com IMC acima de 40.

Vantagens da gastrectomia vertical

Ao realizar a gastrectomia vertical o trajeto dos alimentos no tubo alimentar não são alterados, causando assim, menos chances de hérnias internas e eventual obstrução intestinal.

O emagrecimento é bem eficaz, mas também depende da participação efetiva do operador, assim como controle alimentar, disciplina e prática constante de exercícios físicos.

Complicações da Desvantagens da gastrectomia vertical

Quando falamos em Desvantagens da gastrectomia vertical sem dúvida nenhuma não podemos deixar de falar da operação irreversível, e além disso, ao realizar a cirurgia, com a nova formação do estômago, pode ocorrer de gerar refluxo nos operados.

Existem também as possíveis complicações ao realizar a cirurgia, como as fístulas (vazamentos de conteúdo gastrointestinal para a cavidade abdominal) e sangramentos. Porém, vale ressaltar que, as cirurgias realizadas por equipes especializadas dificilmente acarretam em algum problema, por isso mesmo a importância de localizar um profissional totalmente responsável e capacitado.

Share
Publicado por
Thaís Velloso

Recent Posts

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca Na manhã de…

23 de abril de 2025

Setran realiza ações educativas em alusão ao Maio Amarelo

Em alusão ao Maio Amarelo, que este ano teve as atividades antecipadas e conta com…

23 de abril de 2025

PM prende indivíduo envolvido em sequestro relâmpago em Osasco

Na tarde desta terça-feira (22), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de envolvimento em…

23 de abril de 2025

CONCURSO ABERTO em Santana de Parnaíba!

  A Prefeitura de Santana de Parnaíba lançou um novo concurso público com 49 vagas…

22 de abril de 2025

ROMU RECUPERA MOTO FURTADA E PRENDE DOIS NO PORTAL D’OESTE

Na madrugada deste sábado (19), a ROMU da GCM de Osasco prendeu dois indivíduos por…

19 de abril de 2025

Prefeito reúne secretários para planejamento e avaliação dos 100 dias de governo

Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…

17 de abril de 2025