Categorias: Paulo Macedo

Facebook compra o Brasil e Mark Zuckerberg é o novo presidente por Paulo Macedo

Assustou não foi? Acredite, você não foi o único e muitos aqui, com certeza, irão até compartilhar essa coluna acreditando no título, mas sabe porque isso vem acontecendo?

Hoje em dia, com a internetizacão do mundo, as pessoas parecem ter se cansado de ler. Limitam-se ao título e olhe lá. É bem verdade que alguns são mais agressivos e além do título também leem o subtítulo ou o resumo que muitos sites apresentam abaixo do título. Se você não sabe o que é subtítulo, pare de ler essa coluna. Sério, tente se matricular em algum curso ou coisa do tipo porque você está precisando de ajuda.

Brincadeiras à parte, a grande verdade é que esta prática de ler apenas o título é perigosa, pois muitos acabam acreditando em fantasias e mentiras. Sabemos também que hoje em dia qualquer um consegue publicar um site, o que é uma coisa muito legal na internet, que abre espaço para todos. Porém, quando é aberto, os espertinhos atacam, plantam mentiras, criam títulos para chamar a atenção e conseguir mais cliques em suas publicações.

Já trabalho com internet há mais de 15 anos e já tive a oportunidade de conhecer profissionais da área, que contratam redatores apenas para criar os títulos para os artigos. Desta forma, dá para termos uma ideia da importância dele para o texto. Já outros,capricham no título e o conteúdo final não passa de “encheção” de linguiça.

Mas por que aconteceu isso? Minhas teorias só apontam para um lugar, o Facebook. Mas o que a rede de Mark Zuckerberg fez? Bom, o Markito não fez nada. Quem fez foram os usuários da rede. A velocidade de propagação de uma notícia (verdadeira ou falsa) é enorme. Se o assunto for polêmico, melhor ainda.

E é aí que mora o perigo. Vai me dizer que nunca viu uma pessoa compartilhando algo do Sensacionalista ou do G17, achando que fosse verdade? Sabe por que fazem isso? Porque apenas leem o título e não acessam o site. Afinal, lá está o aviso de que o site é fantasioso.

No passado, ao primeiro burburinho de falecimento de uma celebridade, todos corriam para o G1 ou Uol para verificar se aquilo era verdade. Hoje, as pessoas nem saem do Facebook para isso. Se contentam com o título e, muitas vezes, ficam de luto por alguém que está gozando de plena saúde.

Será que minha teoria faz sentido? Você leu só o título ou se deu ao trabalho de ler a matéria completa?

Share
Publicado por
Paulo Macedo

Recent Posts

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca Na manhã de…

23 de abril de 2025

Setran realiza ações educativas em alusão ao Maio Amarelo

Em alusão ao Maio Amarelo, que este ano teve as atividades antecipadas e conta com…

23 de abril de 2025

PM prende indivíduo envolvido em sequestro relâmpago em Osasco

Na tarde desta terça-feira (22), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de envolvimento em…

23 de abril de 2025

CONCURSO ABERTO em Santana de Parnaíba!

  A Prefeitura de Santana de Parnaíba lançou um novo concurso público com 49 vagas…

22 de abril de 2025

ROMU RECUPERA MOTO FURTADA E PRENDE DOIS NO PORTAL D’OESTE

Na madrugada deste sábado (19), a ROMU da GCM de Osasco prendeu dois indivíduos por…

19 de abril de 2025

Prefeito reúne secretários para planejamento e avaliação dos 100 dias de governo

Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…

17 de abril de 2025