Prefeitura de Osasco

Erisipela: o que é a erisipela e como tratar a erisipela – Considerada uma doença comum, porém pouco conhecida, a erisipela atinge milhares de brasileiros todos os anos, e muitas pessoas não sabem seus tratamentos, diagnóstico e tudo mais. Por isso mesmo, aqui vamos falar tudo o que você precisa saber sobre esta doença.

O que é a erisipela?

Considerada uma doença contagiosa, a erisipela é causada por uma bactéria, e se caracteriza principalmente pelo aparecimento de feridas avermelhadas, inflamadas e dolorosas na pele., e costuma aparecer em sua grande maioria nos membros inferiores.

Essa doença não tem uma frequência exata para aparecer no organismo, pode aparecer uma vez ao ano, ou diversas vezes, podendo até mesmo durar por toda a vida. Porém, caso não seja tratada de forma correta, ela pode avançar, se tornando erisipela bolhosa, com bolhas que possuem cerca de 10 cm de comprimento e com um líquido transparente, amarelo ou até mesmo marrom.

Erisipela: o que é a erisipela e como tratar a erisipelaO que causa a erisipela?

Causada principalmente pela bactéria Streptococcus pyogenes, que penetra na pele através de pequenos ferimentos que aparecem na pele, como frieiras, pelos e unhas encravadas, e ao penetrar na pele, se dissemina através dos vasos linfáticos.

Pelos médicos, é praticamente impossível prevenir essa bactéria, pois ela pode estar presente em qualquer lugar, inclusive na nosa pelo.

Existem outras causas para o aparecimento da erisipela, como:

Úlceras na pele;Erisipela: o que é a erisipela e como tratar a erisipela

Incisões cirúrgicas;

Picadas de insetos;

Algumas doenças de pele, como a psoríase;

Aplicação de drogas ilegais, como a heroína;

Pernas inchadas devido a algum problema de saúde, como a diabetes.

Sintomas da erisipela

Além das feridas avermelhadas na pele, existem alguns outros sintomas que aparecem, sendo elas:

  • Pequenas bolhas na pele;
  • Febre;
  • Náuseas e vômito;
  • Calafrios.

Diagnóstico da Erisipela 

O diagnóstico da erisipela é feita por um médico clínico geral ou até mesmo um dermatologista, que ao analisar, saberá indicar qual o tratamento específico para o seu caso. Na maioria dos casos, o diagnóstico é feito com exame clínico simples, porém, dependendo do caso, o médico pode solicitar um exame de sangue ou até mesmo uma biópsia para confirmar qual é o tipo exato de bactéria que causou a doença.

Tratamento da Erisipela 

A principal forma de tratamento para a Erisipela é através de antibióticos da família da penicilina. Esse tratamento dura de 10 a 14 dias e é feito por via oral.

Nos casos em que o paciente está em um caso mais grave e mais avançado, pode ser necessário a utilização de medicamentos intravenosos.

Além dos antibióticos, o médico pode recomendar também alguns tratamentos caseiros que vão auxiliar na melhora, como:

  • Repousar na maior parte do dia com o local da infecção em uma posição mais elevada do que o seu corpo;
  • Revezar com o repouso algumas caminhadas pela casa;
  • Beber bastante líquido;
  • Fazer compressas com água gelada sobre as feridas.