Erisipela: o que é a erisipela e como tratar a erisipela – Considerada uma doença comum, porém pouco conhecida, a erisipela atinge milhares de brasileiros todos os anos, e muitas pessoas não sabem seus tratamentos, diagnóstico e tudo mais. Por isso mesmo, aqui vamos falar tudo o que você precisa saber sobre esta doença.
Considerada uma doença contagiosa, a erisipela é causada por uma bactéria, e se caracteriza principalmente pelo aparecimento de feridas avermelhadas, inflamadas e dolorosas na pele., e costuma aparecer em sua grande maioria nos membros inferiores.
Essa doença não tem uma frequência exata para aparecer no organismo, pode aparecer uma vez ao ano, ou diversas vezes, podendo até mesmo durar por toda a vida. Porém, caso não seja tratada de forma correta, ela pode avançar, se tornando erisipela bolhosa, com bolhas que possuem cerca de 10 cm de comprimento e com um líquido transparente, amarelo ou até mesmo marrom.
Causada principalmente pela bactéria Streptococcus pyogenes, que penetra na pele através de pequenos ferimentos que aparecem na pele, como frieiras, pelos e unhas encravadas, e ao penetrar na pele, se dissemina através dos vasos linfáticos.
Pelos médicos, é praticamente impossível prevenir essa bactéria, pois ela pode estar presente em qualquer lugar, inclusive na nosa pelo.
Existem outras causas para o aparecimento da erisipela, como:
Úlceras na pele;
Incisões cirúrgicas;
Picadas de insetos;
Algumas doenças de pele, como a psoríase;
Aplicação de drogas ilegais, como a heroína;
Pernas inchadas devido a algum problema de saúde, como a diabetes.
Além das feridas avermelhadas na pele, existem alguns outros sintomas que aparecem, sendo elas:
O diagnóstico da erisipela é feita por um médico clínico geral ou até mesmo um dermatologista, que ao analisar, saberá indicar qual o tratamento específico para o seu caso. Na maioria dos casos, o diagnóstico é feito com exame clínico simples, porém, dependendo do caso, o médico pode solicitar um exame de sangue ou até mesmo uma biópsia para confirmar qual é o tipo exato de bactéria que causou a doença.
A principal forma de tratamento para a Erisipela é através de antibióticos da família da penicilina. Esse tratamento dura de 10 a 14 dias e é feito por via oral.
Nos casos em que o paciente está em um caso mais grave e mais avançado, pode ser necessário a utilização de medicamentos intravenosos.
Além dos antibióticos, o médico pode recomendar também alguns tratamentos caseiros que vão auxiliar na melhora, como:
Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca Na manhã de…
Em alusão ao Maio Amarelo, que este ano teve as atividades antecipadas e conta com…
Na tarde desta terça-feira (22), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de envolvimento em…
A Prefeitura de Santana de Parnaíba lançou um novo concurso público com 49 vagas…
Na madrugada deste sábado (19), a ROMU da GCM de Osasco prendeu dois indivíduos por…
Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…