Prefeitura de Osasco

Endometriose: sintomas e tratamentos – Já ouviu falar sobre a endometriose? Hoje vamos falar um pouco mais sobre esta condição que atinge a diversas mulheres, causando diversos incômodos, dores e até problemas mais sérios. Acompanhe aqui tudo sobre a Endometriose: o que é, sintomas e tratamentos.

O que é Endometriose?

A endometriose é uma condição que atinge diversas mulheres em todo o mundo, onde o endométrio, que é a mucosa que reveste a parede interna do útero cresce em outras regiões do corpo, causando diversos sintomas como dores no período menstrual, infertilidade e até mesmo dores nas relações sexuais com penetração.

A formação de tecido ectópico em sua grande maioria ocorre na região pélvica do corpo, fora do útero, em sua grande maioria nos ovários, no intestino, no reto, na bexiga e no peritônio, delicada membrana que reveste a pélvis, porém, o tecido pode sim se desenvolver em outras regiões do corpo.

Esta é uma condição extremamente comum, porém, em sua grande maioria é diagnosticada nas mulheres entre 25 e 35 anos, porém, a doença começa a se desenvolver alguns meses após a primeira menstruação.

Causas da endometriose

Todos os meses os ovários produzem hormônios que vão estimular as células da mucosa do útero a se multiplicarem e estarem preparadas para receber um óvulo fertilizado, e neste processo a mucosa aumenta de tamanho, ficando mais espessa.

Quando essas células crescem fora do útero, geram a endometriose, porém, as causas exatas da doença não são claras, mas os estudos revelam algumas causas possíveis para o problema, sendo elas:

Menstruação retrógrada: isso acontece quando o sangue da menstruação sofre refluxo para a cavidade pélvica, as células endométricas perdidas acabam se instalando nas paredes dos órgãos da região pélvica e começam a crescer.

Crescimento de células embrionárias: as células que revestem o abdômen e as cavidades pélvicas são originárias de células embrionárias comuns, No processo de diferenciação tecidual, sob determinados estimular ainda desconhecidos, algumas células que revestem essas cavidades podem se converter em tecido endometrial, iniciando a doença.

Sistema imunológico deficiente: pessoas que tem deficiência no sistema imunológico também podem sofrer com o aparecimento da doença, já que o mesmo se torna incapaz de reconhecer e destruir as células endometriais que crescem em lugar errado.Endometriose: sintomas e tratamentos

Fatores de risco da endometriose

Existem sim alguns fatores que podem facilitar o aparecimento da endometriose, entre eles, podemos citar:

  • Começar a menstruar muito cedo
  • Nunca ter tido filhos
  • Ciclos menstruais frequentes
  • Menstruações que duram muito, especialmente sete dias ou mais
  • Problemas como hímen perfurado, que bloqueia a passagem do sangue da menstruação
  • Anormalidades no útero.

Sintomas de Endometriose

Um dos primeiros sintomas da endometriose é a dor pélvica que em sua grande maioria vem associada com o ciclo menstrual. Porém, a endometriose também pode apresentar outros sintomas, como:

  • Dismenorreia (dores no período menstrual)
  • Dor no baixo abdômen ou cólicas que podem ocorrer por uma semana ou duas antes da menstruação de forma cíclica
  • Dores nas relações sexuais com penetração
  • Dores ao urinar e evacuar, especialmente no período menstrual
  • Infertilidade
  • Fadiga
  • Diarreia.