Prefeitura de Osasco

Emidio Pereira de Souza nasceu no município de Inúbia Paulista, cidade do Interior de São Paulo. Foi criado na cidade de Osasco onde chegou com a família aos 13 anos de idade. Desde muito cedo fez parte de diversos movimentos sociais, o que possibilitou que entrasse ainda na década de 80 na vida publica.

Criado no bairro da Vila Isabel, Emidio sempre estudou nas escolas estaduais dos bairros do Pestana e Km 18. No Senai cursou o curso técnico de Torneiro Mecânico, o que possibilitou que trabalhasse em empresas como a Braseixos (atual ArvinMeritor) onde conheceu e passou a fazer parte de movimentos sindicais.

Na década de 80 participou da fundação do Partido dos Trabalhadores atuando na criação do Diretório Municipal do partido em Osasco. Sendo um militante ativo tanto no PT quanto nos sindicatos Emidio foi eleito vereador no ano de 1988, sendo reeleito em 1992 e 1996. Em 1998 foi lançado como Deputado Estadual, eleito como suplente assumiu o cargo em 2001 sendo eleito pela Radio Jovem Pan AM o Melhor Deputado Estadual de 2001.

Emidio Pereira de Souza
Emidio Pereira de Souza

Emidio de Souza e a Prefeitura de Osasco

Emidio sempre sonhou ser um dia Prefeito da cidade em que foi criado e concorreu pela primeira vez a prefeitura de Osasco em 2000. Já em 2002 foi eleito Deputado Estadual por Osasco registrando a maior votação nominal para o cargo na cidade com 24% dos votos validos.

No ano de 2004 Emidio de Souza disputou a eleição para Prefeito de Osasco, sendo eleito no segundo turno com 201.060 votos (52,538% dos votos validos). Em 2008 foi reeleito Prefeito de Osasco com 50,98% dos votos validos (204 mil votos) ainda no primeiro turno.

Ocupou o cargo de Prefeito em Osasco até o ano de 2012 quando foi sucedido por Jorge Lapas, seu candidato. Depois de um breve recesso Emidio foi candidato a Presidente Estadual do PT em São Paulo sendo eleito com 91,7% dos votos válidos durante o PED (Processo de Eleições Diretas do Partido dos Trabalhadores), ocupando o cargo até a atual data.

Emidio de Souza também foi coordenador nas campanhas dos candidatos Aloisio Mercadante e Alexandre Padilha ao Governo do Estado de São Paulo.