Prefeitura de Osasco

O cinto de segurança é um acessório obrigatório e de extrema importância. Tanto no perímetro urbano quanto nas rodovias, o item de segurança é responsável por salvar vidas de motoristas e passageiros. Uma pesquisa recente feita pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) mostrou que 53% dos passageiros não utilizam o cinto de segurança no banco de trás.

Além do número alarmante citado acima, o levantamento ainda mostra que 15% dos passageiros do banco da frente também não fazem uso do item de segurança e 13% dos motoristas rodam sem utilizar o cinto.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que a utilização do cinto de segurança é exigida ao motorista e todos os passageiros dos automóveis. A exigência só não se aplica em caso de veículos que transportam passageiros em pé, como ônibus.

Mais da metade dos passageiros não usam cinto de segurança no banco traseiro
Mais da metade dos passageiros não usam cinto de segurança no banco traseiro

O Detran SP ainda alerta que deixar de usar o cinto de segurança pode pesar no bolso. A não utilização do item de segurança é considerada  uma infração grave e o valor da multa é de R$ 127,69, além de aplicação de cinco pontos na CNH do condutor.