Detran SP alerta para uso do Cinto de Segurança

O cinto de segurança é um acessório obrigatório e de extrema importância. Tanto no perímetro urbano quanto nas rodovias, o item de segurança é responsável por salvar vidas de motoristas e passageiros. Uma pesquisa recente feita pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) mostrou que 53% dos passageiros não utilizam o cinto de segurança no banco de trás.

Além do número alarmante citado acima, o levantamento ainda mostra que 15% dos passageiros do banco da frente também não fazem uso do item de segurança e 13% dos motoristas rodam sem utilizar o cinto.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que a utilização do cinto de segurança é exigida ao motorista e todos os passageiros dos automóveis. A exigência só não se aplica em caso de veículos que transportam passageiros em pé, como ônibus.

Mais da metade dos passageiros não usam cinto de segurança no banco traseiro

O Detran SP ainda alerta que deixar de usar o cinto de segurança pode pesar no bolso. A não utilização do item de segurança é considerada  uma infração grave e o valor da multa é de R$ 127,69, além de aplicação de cinco pontos na CNH do condutor.

Relacionado