Prefeitura de Osasco

Charles Lutwidge Dogson, ou apenas, Lewis Carroll, morreu há pouco mais de 116 anos. E deixou como um de seus maiores sucessos Alice no País das Maravilhas. Que ganhou diversas versões impressas e também filmes, como o desenho da Disney e o filme estrelado por Johnny Depp.

O filme que foi exibido pela Globo, neste domingo, é um grande sucesso de bilheteria, e para enriquecer um pouco mais a história trazemos um pouco mais e algumas curiosidades sobre Lewis Carroll e Alice no País das Maravilhas.

Alice no País das Maravilhas
Alice no País das Maravilhas

1) A Alice do País das Maravilhas foi inspirada em uma Alice de carne e osso. Filha de um amigo de Carroll a pequena Alice Liddell encantou o autor, que durante um passeio em 1862 contou para a pequena Alice uma história sobre uma menina que ia parar embaixo da terra. Três anos depois, Lewis, publicou o seu mais famoso livro.

A pequena Alice Liddell inspirou a Alice de Carroll
A pequena Alice Liddell inspirou a Alice de Carroll

2) A obra Alice no País das Maravilhas, já ganhou 15 versões cinematográficas.

3) Lewis Carroll era apaixonado por matemática, a gramática e a literatura não atraiam o autor nos tempos de escola.

4) Os nomes Charles Lutwigde Dodson, mesmo diferentes, tem relação com Lewis Carroll. O pseudônimo foi criado quando o autor traduziu o inglês “Charles Lutwidge” para o latim. O resultado foi Ludovicus Carolus, ao passar o nome novamente para inglês originou-se Lewis Carroll.

Retrato de Lewis Carroll
Retrato de Lewis Carroll

5) Lewis Carroll não se limitava apenas a escrever, com sua criatividade o autor procurava tornar a experiência do leitor mais agradável. Em uma de suas criações para facilitar a leitura, Carroll, criou um aparelho que auxiliava doentes a lerem. Já outra criação permitira a leitura em ambientes escuros.