Prefeitura de Osasco

Nesta terça-feira (29), a secretaria de Segurança e Controle Urbano da Prefeitura de Osasco inicia o programa “Osasco Seguro”, no calçadão da Rua Antônio Agu. O objetivo da ação é garantir maior segurança aos consumidores que irão realizar suas compras de final de ano nos principais polos comerciais do município.

Além disso, o programa também irá contribuir na prevenção de atos criminosos, ilícitos, na manutenção do código de posturas municipais e preservação do patrimônio público, buscando estratégias nas ações operacionais da GCM. Os trabalhos acontecem, inicialmente, no período de férias e festividades em que a concentração de pessoas, nos espaços públicos, é intensa e maior.

“Ações como esta tem o propósito de baixar os índices de criminalidade e reduzir a sensação de insegurança da população, garantindo ao cidadão o direito de usufruir de tais espaços, razão pelas quais foram criados; como é o caso das praças, parques, hospitais, terminais rodoviários, vias públicas, dentre outros”, explica o secretário de Segurança e Controle Urbano, Lau Alencar.

045cfab5-2028-44df-a56d-d9bf6679c5f0-1157-000001c529f6fa1a_tmp

As ações da Operação “Osasco Seguro” englobam ainda operações de saturação nos parques e áreas de lazer; operação Via Segura (plantão nos trânsitos da cidade); combate ao comércio irregular na cidade; intensificação da segurança em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e Postos de Saúde; policiamento aproximado nos terminais Vila Yara, Presidente Altino e Helena Maria, em horários específicos; e policiamento aproximado em centros comerciais da cidade (Operação Centro Seguro).

A estimativa da GCM é de que deverão ser empregados em todo o programa 60 GCMs, 25 veículos de médio porte, Ônibus de Monitoramento, Bases Comunitárias Móveis e motocicletas, além das equipes de ciclistas.