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Como sua propaganda local e digital podem dar resultados reais?

<p>O crescimento da Internet trouxe uma avalanche de mudanças&comma; muitas delas ainda em construção&period; Os veículos de mídia tradicionais estão perdendo espaço e relevância&period; Alguns mais rapidamente do que outros&comma; é verdade&comma; mas é notória a decadência geral&period; Se você tem entre 30 e 40 anos&comma; pergunte-se com que frequência ainda vê a TV aberta&quest; Ou mesmo TV por assinatura&quest; Quantos jornais assina ou compra em banca&quest; Quantas vezes&comma; fora o período em que está no trânsito &&num;8211&semi; e ainda assim se não for entusiasta de podcasts &&num;8211&semi; ouve rádio diariamente&quest; Se tem entre 18 e vinte e poucos&comma; seus principais ídolos e referências certamente tiveram muito mais vídeos visualizados no YouTube ou menções no Twitter ou Facebook do que entrevistas publicadas em jornais ou revistas&period;<&sol;p>&NewLine;<p>Veículos de mídia tradicional na maior parte do tempo estão sendo pautados por discussões que começaram nas mídias sociais&period; Não o contrário&period; Governos e gestores gastam mais tempo preocupados em responder a estímulos das redes sociais do que a demandas da mídia tradicional&period;<&sol;p>&NewLine;<p>Em grande parte essa mudança aconteceu nos últimos cinco anos &lpar;apenas&excl;&rpar; por causa de uma tecnologia disruptiva que não foi exatamente prevista&colon; a chegada dos smartphones&period; Os gurus da comunicação chegaram a antever parcela da importância que a Internet ganharia&comma; mas ficaram em geral restritos à épica disputa entre computador e TV&comma; tentando prever quem assumiria o controle da sala de estar&period;<&sol;p>&NewLine;<p>No final&comma; erraram&period; Nem um&comma; nem outro&semi; tampouco algo híbrido&period; Chegou um aparelhinho que cabe na palma da mão&comma; juntou a Internet&comma; a TV&comma; o rádio&comma; a máquina fotográfica&comma; a filmadora&period; Deu ao usuário poder de interagir&comma; consumir e produzir conteúdo em qualquer lugar e a qualquer hora&period; Desbancou as previsões mais futuristas dos gurus&period;<&sol;p>&NewLine;<h2>E como a propaganda ficou nessa história&quest;<&sol;h2>&NewLine;<p>Se há um conceito que não se alterou &&num;8211&semi; e nem deve se alterar significativamente em muitos anos &&num;8211&semi; é que a propaganda ainda é a alma do negócio&period; Ainda mais em tempos de crise&period; A grande mudança no processo é que ela ganhou uma série de novas plataformas&comma; formatos e possibilidades&period;<&sol;p>&NewLine;<p>Percebendo a oportunidade&comma; as empresas de tecnologia e portais de todos os tipos&comma; dos mecanismos de busca às criadoras de redes sociais&comma; trataram de criar ainda mais espaços de publicidade&period; AdWords&comma; Facebook Ads&comma; impulsionamento&comma; post patrocinado&comma; publieditorial etc&period; E como todo sistema com múltiplas escolhas&comma; encheu de dúvidas os departamentos de marketing&comma; os gestores&comma; as agências e os responsáveis pela gestão de comunicação das empresas&comma; das micro às multinacionais&period;<br &sol;>&NewLine;Os negócios maiores&comma; de escala nacional ou global&comma; saíram na frente&comma; atirando para todos os lados&period; E continuam fazendo isso&period; Fracionaram ainda mais os budgets&comma; determinaram escalas de importância e&comma; em muitos casos&comma; métricas mais eficazes de ROI &lpar;retorno sobre o investimento&rpar; para dar peso a cada mídia&period;<&sol;p>&NewLine;<p>Mas e os negócios regionais e locais&comma; como ficaram&quest; Para estes o buraco é mais embaixo&&num;8230&semi;<&sol;p>&NewLine;<h2>Como decidir qual propaganda funciona para o meu negócio&quest;<&sol;h2>&NewLine;<p>Os gurus da propaganda e entusiastas da Internet desde cedo alardearam as vantagens da propaganda digital&period; A maravilha do ecommerce&comma; o pensar e agir global e muitas outras&period; Pergunte ao dono ou gerente de marketing da loja de roupas do shopping&comma; do mercadinho da esquina &lpar;sim&comma; ele sobreviveu à globalização&rpar; ou da construtora do novo conjunto de apartamentos do bairro&period; Eles serão unânimes em reafirmar o mantra da importância da Internet&comma; da propaganda digital e coisa e tal&period; Mas por quê e&comma; mais importante&comma; como&quest; Neste momento as opiniões serão muito díspares&period; Porque os gurus esqueceram de ponderar algumas coisas&period;<&sol;p>&NewLine;<p>É por isso que a loja de roupas&comma; o mercadinho ou a construtora local estão fazendo coisas absolutamente diferentes em publicidade&comma; mas na grande maioria das vezes da mesma forma&colon; na base da tentativa de erro e acerto&period;<&sol;p>&NewLine;<p>De fato&comma; não existe uma fórmula mágica de propaganda digital&period; Mas existem algumas variáveis que é importante conhecer para decidir onde e como investir&period;<&sol;p>&NewLine;<h2>Qual a escala de seu negócio&comma; quem é e onde está seu potencial cliente&quest;<&sol;h2>&NewLine;<p>Nem sempre maior exposição é garantia de sucesso&period; Antigamente o empresário decidia de forma mais simples&period; Para além dos grandes circuitos de mídia e&comma; portanto publicidade&comma; havia a TV local&comma; o rádio e jornal da cidade com preços muito mais razoáveis do que os surreais praticados pelos grandes veículos&period; Funcionava bem&period; Mas agora que os consumidores estão migrando de plataforma&comma; consumindo mais conteúdo no celular&comma; a mídia impressa reduzindo tiragens &lpar;principalmente os grandes jornais e revistas&rpar;&comma; a equação ficou muito mais complexa&period;<&sol;p>&NewLine;<p>Sabendo que seu negócio tem uma escala regional ou local&comma; e seu maior concorrente não está em outro estado ou outro país&comma; oportunidades de mídia locais ainda são a melhor alternativa&period; Tão ou mais eficientes que o anúncio em papel na revista ou no jornal local&comma; talvez o site da revista&comma; o site do próprio jornal local ou o portal de notícias da região possam oferecer um ROI bem maior do que aquele grande portal de notícias &lpar;que continua com preços surreais&rpar;&period;<&sol;p>&NewLine;<p>Onde está seu cliente&quest; Longe&quest; Disposto a pagar frete&quest; Ou interessado em visitar a sua empresa&comma; negociar condições exclusivas&comma; tratar olho no olho e&comma; quem sabe&comma; virar cliente fiel e amigo do dono&quest; Mais de 80&percnt; dos negócios tradicionais ainda se baseiam em clientes típicos do segundo exemplo&period; O cliente está muito mais perto&period; Se informa pelas redes sociais e portais&comma; mas liga no telefone fixo &lpar;ou manda Whatsapp&rpar; para obter mais informações antes de fechar uma compra&period; Mas aí está você pensando que faz um excelente negócio publicitando em AdWords e aparecendo no topo da pesquisa por alguns minutos do dia&comma; ou com banneres aparecendo naquelas posições marginais que um ou outro portal de conteúdo reservam para esse tipo de anúncio&period;<&sol;p>&NewLine;<p>Está claro porque o resultado na maioria dos casos será muito aquém do esperado&&num;8230&semi; Seu banner vira paisagem&period; Nem mesmo se aproveita da suposta credibilidade do grande portal&comma; pois que o site ou jornal local têm muito mais propriedade para referendar um vizinho&period;<&sol;p>&NewLine;<h2>Como pensa seu consumidor típico&quest;<&sol;h2>&NewLine;<p>O consumidor pensa localmente&period; Não é à toa que&comma; quando busca uma residência nova&comma; se preocupa em saber que tipo de comércio funciona nas redondezas&period; Quais serviços terá à disposição se precisar&quest; Por mais racionalidade que possa haver no ato&comma; consumir é muito mais uma decisão impulsiva&comma; ou urgente&comma; do que calculada&period; A menos que o serviço ou produto que ele busca tenha uma especificidade muito grande&comma; ou preços muito mais vantajosos em grandes portais de ecommerce&comma; os tempos de decisão e compra do consumidor ainda serão em sua maior parte baseados em proximidade&period; Trajeto até em casa&comma; facilidade de troca&comma; a confiança de ver&comma; provar e testar&semi; a comodidade&period;<&sol;p>&NewLine;<p>Ah&comma; mas a busca e a entrega dos anúncios geolocalizadas pelo Google ou Facebook resolvem&excl; Será mesmo&quest;<&sol;p>&NewLine;<p>Tem certeza de que o seu orçamento é páreo para competir&comma; num leilão de espaço de um grande portal&comma; com o orçamento daquela gigante do seu segmento&quest; Sim&comma; aquela que gasta milhões para publicitar em todo o país&quest; Será que suas chances de captar um lead não serão maiores investindo &lpar;algo similar ou pouco maior do que aquilo que você reservou ao Google&rpar; num anúncio maior e mais destacado em portais de conteúdo local&comma; bem visitados&quest;<&sol;p>&NewLine;<h2>Aprenda a trabalhar com métricas<&sol;h2>&NewLine;<p>É curioso perceber que pequenos e médios negócios&comma; desde o tempo do anúncio no jornal&comma; até os atuais na Internet&comma; ainda não se entenderam corretamente com as métricas&period; Aquela estratégia de &&num;8220&semi;leve este anúncio e ganhe x&percnt; de desconto&&num;8221&semi;&comma; ou equivalente&comma; que deveria ser obrigatório &lpar;na falta de qualquer coisa melhor&rpar; para aferir resultados e conversões&comma; ficou muito mais fácil com a publicidade digital&period; O site da sua empresa&comma; seu contato por email&comma; Whatsapp ou mesmo por telefone&comma; permitem hoje com muito mais facilidade identificar a origem e o caminho do lead para determinar a eficiência da sua publicidade&period;<&sol;p>&NewLine;<p>Ainda é impressionante a quantidade de campanhas diretas ou criadas por agências circulando na Internet sem fazer a menor ideia do que é um código de rastreamento&period; Se não planejar essa medida&comma; o real retorno de seu banner&comma; post patrocinado ou publieditorial será diluído entre os resultados de outras ações&period; O efeito colateral mais danoso disso é fazer sua percepção esbarrar numa avaliação genérica de que &&num;8220&semi;não dá resultado&&num;8221&semi;&comma; desmotivando novas ações de sucesso em mídia digital&period;<&sol;p>&NewLine;<p>Boa parte dos sites locais e de nicho oferecem esse recurso aos anunciantes&period; E&comma; mesmo quando não oferecem&comma; sempre é possível usar ferramentas simples e até gratuitas como URLs preparadas&comma; landing pages e o próprio Google Analytics ou o Facebook Ads&period;<&sol;p>&NewLine;<h2>Trabalhar corretamente o Facebook<&sol;h2>&NewLine;<p>Uma das grandes ferramentas de publicidade dessa nova onda ainda é&comma; inegavelmente&comma; o Facebook&period; Agências e gestores de comunicação têm com ele uma espécie de relação de amor e ódio&comma; por causa de suas constantes mudanças de algoritmo e edge rank&period; Na prática&comma; isso faz com que as estratégias mudem constantemente&comma; mudem formatos de anúncios ou requeiram maior investimento na amplificação de campanhas&period;<&sol;p>&NewLine;<p>Apesar disso&comma; via de regra&comma; um conceito básico também não muda&colon; aumentar sua visibilidade passa por injetar recursos e impulsionar publicações&period; Mas o resultado pode ir do fracasso total ao sucesso retumbante a partir de alguns &&num;8220&semi;detalhes&&num;8221&semi;&period; A definição correta do público alvo&comma; a delimitação geográfica&comma; e o alcance das páginas ou posts impulsionados contam de maneira decisiva&period;<&sol;p>&NewLine;<p>Com a possibilidade de cruzar mídias como portais locais na Internet e suas páginas de Facebook&comma; o fato é que o mesmo recurso investido numa página própria da empresa pode ter um alcance muito maior quando alavancado a partir de um influenciador local&comma; pelo expediente do post patrocinado ou conteúdo publieditorial&period; Para campanhas de fixação de marca&comma; tanto melhor ainda pela transferência de credibilidade entre veículo e anunciante proporcionada pela ação&period;<&sol;p>&NewLine;<p>Seja como for&comma; a Internet é&comma; e continuará sendo&comma; uma grande ferramenta de comunicação e publicidade&period; Tanto mais quanto melhor for o conteúdo de carrega a propaganda&period; Por isso&comma; quando pensar em definir sua próxima campanha&comma; em busca de resultados reais&comma; tenha certeza de não desperdiçar as oportunidades que os portais de conteúdo locais&comma; os blogues e influenciadores regionais podem proporcionar&period; Tanto no mundo online quanto off line&period;<&sol;p>&NewLine;<p><em>Jeferson Martinho é jornalista e diretor da agência de comunicação integrada Nova Onda Comunicação&period; <&sol;em><&sol;p>&NewLine;

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Redação

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