Prefeitura de Osasco

Como calcular o período fértil – Uma dúvida muito comum que atingem as mulheres é como calcular o seu período fértil, muitas tem dúvidas de como contar os dias, de como saber os sintomas para confirmar o período fértil e tudo mais, por isso mesmo, hoje vamos falar um pouco mais de como calcular o período fértil.

Sempre quando vamos falar sobre o período fértil é necessário considerar que a ovulação acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, podemos dizer que ocorre em torno do 14º dia a partir da data em que ocorreu a última menstruação. A Ovulação ocorre entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, sendo assim, considerada o período fértil.

Como calcular o período fértil com ciclo irregular

Para quem está tentando engravidar, ou até mesmo para aqueles que não desejam, calcular o período fértil de um ciclo irregular não é seguro ja que as datas podem se alterar e causar confusões.Como calcular o período fértil

Para aqueles ciclos irregulares é fundamental ter uma maior observação, muitos médicos aconselham que, o acompanhamento deve ser realizado por um ano, ou seja, anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.

Por exemplo: Se o seu ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, então: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, ou seja, o período fértil será entre o 4º e o 17º dias do ciclo.

Principais sintomas de período fértil

Uma outra dúvida muito comum das mulheres é sobre os sintomas do período fértil, que facilitam na identificação deste período da mulher. 

Um dos principais sintomas do período fértil e que são facilmente notados é o aumento da secreção vaginal, porém, existem diversos outros, que vamos listar abaixo.

Secreção vaginal transparente: como já dissemos, este é um dos principais sintomas do período fértil, e seu corpo passa a produzir mais líquido que o normal, seno um mecanismo de lubrificação, que facilita a entrada do espermatozoide no canal vaginal, por isso mesmo, neste período a mulher pode perceber o aumento de um líquido na vagina parecido com clara de ovo crua.

Acnes e espinhas: um dos sinais considerados comuns, pode ocorrer com frequência e facilita a identificação do período fértil, já que pode ser facilmente notado no corpo.

Aumento da temperatura corporal: Pode ocorrer aumento da temperatura corporal de 0,3 a 0,8°C, que ocorre pois nesse período, o corpo passa a produzir mais progesterona, causando assim o aumento da temperatura.

Aumento da libido: neste período ocorre aumento dos hormônios fazendo com que as mulheres se sintam mais atraentes e mais desejáveis.

Dor no baixo ventre: aquela sensação de cólica que vai e volta ocorre sempre neste período, indicando que a ovulação está ocorrendo

Instabilidade emocional: outro sintoma muito comum é a irritabilidade e a instabilidade emocional, causando assim, diversas alterações de humor em pouco tempo.

Outros sintomas do período 

Caso você apresente outros sintomas que te incomodem é fundamental procurar um médico ginecologista para verificar se está tudo bem com a sua saúde íntima.